O entrevistado desta edição especial de aniversário de 14 anos do site e jornal O COMPASSO, além de ter um currículo maçônico invejável, tem também uma vida dedicada as instituições da Ordem. Ele é Mes.·.Maç.·. grau 33, Mes.·. Instal.·., atualmente é secretário Palomas- Pacto das Lojas Maçônicas do Sul da Bahia, Amalcarg- Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna e recentemente foi nomeado para  cargo de secretário da 3ª Inspetoria Litúrgica da Bahia, que é ligada ao Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Artigo e Aceito (R.·.E.·.A.·.A.·.) da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, além deidealizador-fundador, T.·.V.·.P.·.M.·. da Loja de Perfeição José Carlos de Oliveira, Or.·. de Camacã – Bahia e nas “horas vagas” escreve peças de arquiteturas e peregrina visitando as Lojas do sul da Bahia, com vista a estreitar ainda mais os laços que unem a irmandade.

O COMPASSO – Maçônicamente quem é o Ir.·.Ernande Costa Macedo?

 Ernande Macedo –Como muitos me conhecem, iniciei na A.·.R.·.L.·.S.·.Mahachoannº 79 do Or.·.de Camacã, Jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.), em 14 de junho de 1997, tendo como meu padrinho o nosso Ir.·.José Renato dos Santos, fui elevado em 4 de junho  de 1998 e exaltado em 17 de setembro de 1998, passei por vários cargos como: Mestre de Cerimônias, Secretário, 2º Vig.·., 1º Vig.·. Ven.·. Mes.·. e Delegado Distrital por quase 4 mandatos, acredito que sou um maçom, sem vaidades e com um grande propósito: "tornar feliz a humanidade".

O COMPASSO – E com relação aos Graus Filosóficos?

Ernande Macedo –Iniciei no dia 9 de agosto de 1999, depois de passar por todos os Graus de comunicação e iniciáticos, cheguei ao Grau 33 no dia 7 de maio de 2011, onde assumir em quase todas as Lojas da nossa 3ª Inspetoria Litúrgica nocargo de secretário.

O COMPASSO – Como se deu à criaçãoda Loja de Perfeição José Carlos Oliveira?

Ernande Macedo –No ano de 2019, eujunto com os IIr.·. Khalil Augusto Botelho Nogueira e Euclides Fernandes Dutra,  tivemos a ideia de criarmos uma Loja de Perfeição em Camacã; nos deslocamos até o Or.·. de Itabuna e nos reunirmos com o então Grande Inspetor Litúrgico José Carlos Oliveira para discutirmos sobre o assunto, que horas depois fomos agraciados com a aprovação da criação da Loja. Neste dia estavam presentes além de nós, os IIr.·.Vercil Rodrigues e José Orlando Dias de Oliveira.

O COMPASSO – Como está funcionando a Loja de Perfeição José Carlos Oliveira, Clima de Camacã/BA?

Ernande Macedo –Está a todo o vapor, temos uma média de 30 IIr.·. por reunião e  já estamos pensando em criar um Capitulo Rosa Cruz.

O COMPASSO – Você foi Delegado Distrital? Conte-nos sobre essa experiência.

Ernande Macedo –Sim fui Delegado Distrital (Camacã-Buerarema) e foi uma das melhores coisas que me aconteceu, fiz grandes amizades, recebi e transmiti muito conhecimento, agradeço muito aos meus IIr.·.de Camacã e Buerarema.

O COMPASSO – Quando o Ir.·.foi filiado e quem foi o seu padrinho no ingresso a Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg)?

Ernande Macedo –Fui convidado pelo meu padrinho Ir.·. José Carlos Oliveira e filiei no dia 11 de junho de 2015, ocupando a cadeira de nº 26 tendo hoje como patrono o saudoso Ir.·.José Carlos Oliveira, e assumi a secretaria no ano de 2017 até a presente data.

O COMPASSO – Recentemente você foi nomeado para o de cargo de secretário da 3ª Inspetoria Litúrgica da Bahia, que éligada ao Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Artigo  e Aceito (R.·.E.·.A.·.A.·.) da Maçonaria para a República Federativa do Brasil?

Ernande Macedo –Sim, após o falecimento do nosso Ir.·.José Carlos Oliveira, foi nomeado pelo Supremo Conselho o nosso Ir.·.José Augusto Ferreira Filho para assumir o cargo de Grande Inspetor Litúrgico da nossa 3ª Região/BA e, fui convidado e depois nomeado por ele  para exercer o cargo de Secretário da 3ª Inspetoria Litúrgica da Bahia, o qual estou tentando desempenhar o melhor possível para a satisfação de muito IIr.·. que estão com pendências.

O COMPASSO – Quais são as suas atribuições enquantosecretário da 3ª Inspetoria Litúrgica da Bahia?

 Ernande Macedo –Organizar e ajudar resolver problemas de IIr.·.que simplesmente só pesam em galgar graus e esquecem que tudo isso tem custos financeiros e quando o Supremo Conselho torna o Ir.·."irregular" todo o trabalho fica para a Inspetoria Litúrgica.

O COMPASSO – O que o Ir.·.espera da Maçonaria do sul da Bahia?

Ernande Macedo –O nosso sul da Bahia tem um potencial maçônico incrível, temos IIr.·.que estudam e vivem maçonaria participa de reuniões em visitações, seminários, escrevem crônicas, artigos, matéria para jornais e blogs especialistas, escrevem e editam livros; com todo esse conhecimento temos condições de em um futuro bem próximo lançarmos um candidato a Grão Mestre da nossa região, não para bater chapa, mas, para ter consenso em toda a nossa jurisdição.

O COMPASSO – E como fazer para organizar enquanto secretário as reuniões do Pacto das Lojas Maçônicas do Sul da Bahia (Palomas)?

Ernande Macedo –Eu sempre tive um pouco de intimidade com papéis e arquivos, por isso sou fã de uma secretaria.No Palomas já sou secretário desde 2017 quando à A.·.R.·.L.·.S.·.Mahachoan foi a Loja Coordenadora, na gestão do nosso Ir.·.Khalil Botelho, meu trabalho é organizar toda parte burocrática como listas de presenças, organizar as palestras, verificar horários para que possamos ter um grande encontro e com o mínimo de reclamações. 

O COMPASSO – Suas considerações finais.

Ernande Macedo –Neste mês de junho, quero parabenizar o nosso Ir.·.Vercil Rodrigues (grau 27) pela sua coragem e determinação em escrever e publicar o site e o Jornal O COMPASSO por ininterruptos 14 anos, com matérias, entrevistas, artigos, notícias maçônicas de qualidade da região, Bahia, nacional e até internacional, que engrandece a nossa Ordem.Parabénsmeu Ir.·.e muito sucesso.