O COMPASSO – Quem é o cidadão Khalil Augusto Botelho Nogueira?

Khalil Augusto – Professor, pesquisador, gestor, político; oriundo de Santo Antônio de Jesus; filho de Vera e Antônio, irmão de Lucio e Flavia, esposo de Silza e pai de Marcco, Katharina e Sophia.

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, (UCSAL); Especialização em Cinema, Expressão e Análise (UCSAL). Graduado em História, Especialista em História Regional (UESC) e Bacharel em Direito (UNIME).

Membro da Associação Nacional de História Núcleo Bahia (ANPUH); Membro da Academia de Letras Maçônicas (AMALCARG); presidente do Lions Clube Camacan (2014-2015); presidente do Distrito Lions La D3 (2015/2016 e 2016/2017); Assessor Lions LA2 – Pediátrico crianças com Câncer (2018); Presidente do conselho de Direitos Humanos (2016/2018); Membro do Conselho de Meio ambiente (2016/2022); Presidente do CACS-FUNDEB (2021/2022); Presidente do conselho da pessoa idosa (2022/2024) e Cidadão Camacanse apaixonado.

O COMPASSO – Conte nos um pouco sobre a sua vida maçônica. Quando foi iniciado na Maçonaria Filosófica e em que Oficina de Aprendiz Maçom?

Khalil Augusto – Iniciado na Loja Mahachoan nº 79 em 29 de maio de 2010; Elevado em 24 de março de 2011; Exaltado em 27 de outubro de 2011; Venerável da Loja maçônica Mahachoan (biênio 2017/2019 e 2019/2021); Grau 33 REAA; KT Rito de YORK; Mestre Maçom da Marca – Rito Inglês; Nautas da Aca Real, Maçom Membro - The Grand Council – Allied Massonic Degrees; Demolay Capitulo Itabuna nº 40; Demolay Alumini – Bahia; Presidente Capitulo Cavaleiros Mestra Nada nº 815.

O COMPASSO – Qual é o papel da Ordem Maçônica para tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária?

Khalil Augusto – A maçonaria, é uma instituição de caráter iniciático e de cunho filosófico, que busca aprimorar o indivíduo por meio do autoconhecimento e do aprimoramento moral. Busca devolver à sociedade um homem livre e de bons costumes, pedra angular no processo de transformação e equalização social, pois foi lapidado e limpo das imperfeições do homem comum.

O COMPASSO – Quais são os compromissos e obrigações de um Maçom?

Khalil Augusto – O maçom é por natureza um buscador da verdade, um eterno aprendiz, que tem por compromisso edificar o templo da verdade se distanciando dos vícios e amarras sociais, objetivando tornar feliz e justa a humanidade.

O COMPASSO – Quais os cargos e/ou funções que exerceu na Maçonaria Simbólica ante de se tornar Venerável da A.•.R.•.L.•.S.•. Mahachoan (2017/2019)?

Khalil Augusto – Chanceler (2012), 1º Vigilante (2013/2015 e 2015/2017) e Venerável da Loja Maçônica Mahachoan (biênio 2017/2019 e 2019-2021)

O COMPASSO – Quando foi iniciado e quais os cargos e/ou funções que exerceu e/ou exerce na Maçonaria Filosófica?

Khalil Augusto – Iniciado nos graus filosóficos em 11/04/2012, 1º Vigilante Loja de Perfeição José Carlos Oliveira (2022), Clima de Camacã; T.V.P.M. (2019) Clima de Buerarema; G. M. (2018) Clima de Buerarema; Lug. Tem. Comendador Grau 33 (2018) Clima de Itabuna; Mestre de Cerimônia (2022) Clima de Buerarema e 1º Vigilante Consistório (2019/)2022) Clima de Itabuna.

O COMPASSO – O Ir.•. é historicamente o Ven.•. Mes.•. do 50º aniversário de Instalação e posse da A.•.R.•.L.•.S.•. Mahachoan nº 79 do Or.•. de Camacã, sul da Bahia. Tendo em vista em vista a importância dessa| Oficina para a região, o que isso representa em sua vida maçônica?

 Khalil Augusto – Eu recebi esta missão. Eu tive a hora e o privilégio de poder servir a minha Loja por dois mandatos consecutivos. E quis o destino que o aniversário de 50 anos e as comemorações fossem de minha responsabilidade e de valorosos irmãos que contribuíram para que esta data tivesse o brilho e sucesso compatível com a História e importância da Loja Mahachoan nº 79 em nossa cidade e região. Este fato estará em minha memória como uma das tarefas mais gratificantes por poder participar destas comemorações com tantos valorosos irmãos.

O COMPASSO – Qual o balanço que o Irmão faz sobre o seu venerelato no aniversário dos 50 anos de Instalação/posse da Mahachoan?

Khalil Augusto – O mandato conseguiu cumprir a missão de preparar a Loja para o cinquentenário, implementando melhorias e modernizando as instalações. E promovemos ações que trouxeram melhorias para a comunidade e a região demonstrando o papel e a importância da Loja na História de Camacã.

O COMPASSO – Como foi comemorando o Cinquentenário da A.•.R.•.L.•.S.•. Mahachoan?

Khalil Augusto – O cinquentenário da Loja Mahachoan, foi programado com antecedência de um ano. Foram feitas várias reformas, pinturas, construção da galeria dos veneráveis, melhorias e adaptações no Templo; a construção de um obelisco maçônico na entrada do município e no mês do aniversário foram realizadas uma elevação, uma exaltação e fechando as comemorações foi realizada uma iniciação de novos membros. Na ocasião vários Irmãos da Loja e das coirmãs foram agraciados com premiações e títulos de membros de honra em reconhecimentos aos seus valorosos trabalhos. Foi uma magnifica festa de confraternização.

O COMPASSO – Que conselhos dá aos recém-iniciados ou aqueles que desejam entrar para a Maçonaria?

Khalil Augusto – Que sempre sejam prudentes, moderados e discretos e que busquem servir e não serem servidos.

O COMPASSO – Suas considerações finais.

Khalil Augusto – Gostaria de agradecer a oportunidade de poder participar e contribuir com O Compasso, trazendo um pouco da grandiosa História da Loja Mahachoan nº 79 para nossos valorosos Irmãos de ideal maçônico. T.F.A.