Na Arquitetura - Coluna - é um elemento arquitetônico destinado a receber as cargas estruturais verticais de uma obra de arquitetura. Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto e de secção quadrada. A coluna costuma ser caracterizada por uma estrutura mais esbelta e esguia em prumo e que acarreta um significado histórico, decorativo e simbólico mais acentuado. Os materiais de construção podem variar entre a pedra, alvenaria, madeira, metal ou esmo tijolo atingindo-se uma grande variedade formal e decorativa que se pode observar desde a antiguidade.
Na Maçonaria - Coluna é um pilar cilíndrico que serve de ornamento e sustentáculo da abóbada de uma loja; significa também o lugar onde os maçons se localizam em loja. Elas são assim denominadas as “COLUNAS B e J” ambas estão situadas junto à porta de entrada do Templo. Temos também as Colunas Zodiacais que são localizadas nos lados Norte e Sul do Templo Maçonico. (R\E\A\A\)
A coluna “B” que é chamada “Boaz”, está localizada a esquerda da entrada do Templo e sob a responsabilidade do Primeiro Vigilante, também chamada de Coluna da Sabedoria, Coluna do Norte e Coluna da FORÇA; é também o local onde ficam os Aprendizes Maçons e onde recebem os seus salários. Curiosidade: Em alguns Ritos essa Coluna fica localizada à direita da entrada do Templo.
A coluna “J”, que quer dizer “Jaquim”, está localizada à direita da entrada do templo e, sob a responsabilidade do Segundo Vigilante, também chamada de Coluna da BELEZA e Coluna do Sul; onde ficam os Companheiros Maçons e onde recebem os seus salários. Curiosidade: Em alguns Ritos essa Coluna fica localizada à esquerda da entrada do Templo.
Quanto ao título da nossa Peça de Arquitetura, sem dúvida as colunas são DENTRO do Templo; será que o Templo Maçônico foi simbolicamente inspirado no Templo de Salomão? Vejamos: Por um acaso, nossos templos possuem o altar do holocausto com fogo? Os dez castiçais? As 400 romãs? A mesa de ouro para pães? Vasos, bacias, colheres, varais e véus? Decoração com querubins, palmeiras e flores? Será que o Templo de Salomão, tinha tronos para Primeiro e Segundo Vigilantes? Esquadro e Compasso? Sol e Lua? Colunetas de Ordens de Arquitetura Gregas? Colunas Zodiacais? Maço e Cinzel?, Nível e Prumo?
Acreditamos que é evidente que o Templo Maçônico não é uma cópia do Templo de Salomão, apenas recebendo inspiração do mesmo. Essa inspiração está presente, na orientação do Templo em Oriente e Ocidente, Norte e Sul; nas Colunas B e J e, no Mar de Bronze que tem em alguns Ritos. Sendo o Templo Maçônico simbólico, seus símbolos devem estar antes de tudo, visíveis, para que sirvam de ensinamentos para àqueles que no Templo estão. Então, sem dúvida as colunas B e J ficam dentro e, por serem símbolos fundamentais de um Templo Maçônico e referência presentes em ensinamentos para os Aprendizes e Companheiros. As Colunas B.·. e J.·. são também conhecidas como Colunas Solsticiais; são assim denominadas porque a Coluna B.·., ao norte, marca o Solstício do inverno e a Coluna J.·. ao Sul marca o Solstício de verão. Existem varias outras Colunas na Maçonaria, mas, ficarão para outra oportunidade.
Ir.·. Ernande Costa Macedo
Mestre Maçom, 33º e Secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG)