Meus prezados IIr.·., a poucos dias atrás eu passei por uma situação um pouco desconfortável pois, durante uma conversa eu deixei transparecer que não estava contente com o assunto por saber que os outros estavam um pouco exaltados por motivos que não nem ao caso; com o decorrer do assunto passei a ver que eles não aguentavam  brincadeiras chegando a discutir em voz alta mas, sem agressão física, foi ai que eu vi que alguns não cultivam  a virtude da tolerância; então resolvi escrever um porco sobre essa virtude tão propagada em nossas Lojas Maçônicas.  

TOLERÂNCIA é um termo que vem do latim “tolerare” que significa suportar ou aceitar um ato ou uma presença; também é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade; uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social; este tipo de tolerância é denominada de Tolerância Social, que em relação direta com o respeito de uma pessoa ou de um grupo em relação a uma cultura diferente da sua ou valores e normas que não são iguais aos seus. Temos varias tipos de tolerância   como a Tolerância Política, que significa respeitar as opções políticas de cada um e a Tolerância Religiosa, que é uma prática que garante um dos direitos fundamentais do homem, a liberdade de crença em discriminar alguém por pensar ou agir de acordo com sua crença religiosa, ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso.

O principal papel da tolerância é fazer com que todos nós consigamos conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida bem mais tranquila, sem estresse e com mais união.

Os graus de tolerância padrão são designados pelas letras “IT” e pelo número. “O”; o sistema prevê um total de 20 graus de tolerância padrão, IT1, IT2,..., IT18 são de uso geral. IT01 e IT0 são dadas para fim de informação.

Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais; É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem como: desenvolver a tolerância, treinar a empatia, procurar o autoconhecimento, ter consciência da limitação do saber; aceitar as seus falhas e ter o controle das suas emoções.

A tolerância reconhece a individualidade e a diversidade, enquanto remove máscaras divisoras e neutraliza a tensão criada pela ignorância; ela dá a oportunidade de descobrir e remover tipos e estigmas associados a pessoas tidas como diferentes devido à nacionalidade, religião ou tradição.

Estamos hoje vivendo numa sociedade em que as pessoas se agridem por qualquer motivo e as vezes por nenhum motivo; caso uma pessoa olha diferente, você já tira satisfações; si um garçom lhe entrega uma cerveja que não esteja gelada ai você vira a mesa; alguém digita o seu número por engano, você manda pra bem longe; dentro do ônibus, na fila do mercado, na fila do banco, todo local serve de arena para discursões e muitas vezes para agressões. No fundo, mantemos uma atitude aristocrática que nos impede de aguardar a nossa vez e respeitar o espaço do outro.

Meus IIr.·. para finalizar, se vocês querem saber o quanto nós maçons somos tolerantes, basta comparar o número de maçons regulares com o número de maçons irregulares; na maioria por falta de TOLERÂNCIA.

Esse Artigo é para todos nós que a cada dia, do amanhecer ao anoitecer temos que conviver com estranhos e, em todas as vezes em harmonia e com muita tolerância.  

Ir.·.  Ernande Costa Macedo

Mestre Maçom, 33º e Secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG), sul da Bahia.