A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) teve participação expressiva no 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, realizado em Armação de Búzios, no Rio de Janeiro. O evento contou com 25 inscritos no estado da Bahia, sendo 15 deles docentes e discentes da graduação e pós-graduação da Uesc. 

Dessa equipe, foram premiados no Congresso, os estudantes Cidália Mayana Souza Santiago e Gabriel Nascimento dos Santos. Ambos cursam Ciências Biológicas (Bacharelado), são membros do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (Leac/Uesc) e participantes do projeto “Conecta-vidas: conectando pessoas, floresta e animais”.

Cidália foi laureada no concurso de armadilhas fotográficas, com uma fotografia da preguiça-de-coleira do Nordeste, capturada durante o monitoramento de uma das frentes do projeto. A graduanda recebeu como prêmio uma armadilha fotográfica, equipamento amplamente utilizado em pesquisas científicas na área das ciências biológicas.

Gabriel conquistou o prêmio de Melhor Apresentação Oral na categoria graduação e ficou entre os dez melhores trabalhos do Congresso, com o estudo intitulado: “Inspeção termal com drones é mais eficiente na detecção de preguiças-de-coleira (Bradypus torquatus) que o método tradicional de busca ativa?”. Por conseguinte, o estudante terá a oportunidade de publicar um artigo gratuitamente na revista internacional Global Ecology and Conservation, avaliada com conceito Qualis A pela Capes.

“Esse reconhecimento destaca a excelência dos discentes da Uesc importância dos projetos desenvolvidos pelo do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação e pela Universidade na conservação da biodiversidade e na integração entre ciência e comunidade”, afirma Ricardo Bovendorp, docente do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/Uesc).