Foi realizada, nesta terça-feira (22/10), uma reunião que contou com a participação de dirigentes e equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que representam as 60 famílias do perímetro irrigado de Ponto Novo. O obejtivo foi alinhar estratégias para a entrega e operacionalização de 120 hectares irrigados, que estão sendo implantados pela CAR, no âmbito do projeto Pró-Semiárido.
Durante o encontro, foram realizados os encaminhamentos para assegurar que as famílias possam ter condições de operacionalizar os cultivos nos lotes. Para tanto, estão sendo viabilizadas as documentações necessárias para que os moradores dos Assentamentos Nelson Mandela e Terra Nossa possam acessar o crédito e outras políticas públicas de apoio à agricultura familiar, como enfatizou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
“A nossa vinda aqui foi para garantir que as condições que nós projetamos para assentar as 60 famílias estejam asseguradas com os contratos de uso da terra assinados, com acesso ao crédito e equipe de assessoria técnica contratada. Tudo isso, para a gente deflagrar o processo de independência dessas famílias”, afirmou Ribeiro.
Já foram disponibilizados para as famílias 30 lotes. Os demais devem ser entregues ainda este ano. Paralelo a isso, está sendo contratada uma equipe técnica para prestar assessoramento às famílias no processo inicial de plantio, colheita e comercialização da produção.
A reunião contou também com a presença do coordenador geral do projeto Pró-Semiárido, Cesar Maynart, que destacou a relevância de os assentados participarem ativamente no acompanhamento à obra. “A gente está finalizando o processo de implantação do sistema de irrigação, então, a gente desejaria que a medida em que os sistemas fossem sendo implantados, aquelas famílias que já estão assentadas fizessem o acompanhamento para conhecer o processo de irrigação para compreender o funcionamento”.
Investimentos
Desde 2017, a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) atua e investe no perímetro irrigado de Ponto Novo. Para tanto, por meio da execução do Pró-Semiárido, projeto cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), já foram investidos cerca de R$ 39 milhões.
Os recursos foram aplicados na reativação do perímetro irrigado, implantação da tecnologia francesa Fusegate para o aumento da capacidade de armazenamento de água da barragem de Ponto novo, automação, bombeamento e a implantação destes novos 120 hectares de terra irrigáveis. (Secom/BA)