O Portal Maçônico e o jornal O COMPASSO, entrevistam o Mes.·. Maç.·. Joel Macedo, empossado e instalado Ven∴ Mes∴ para o biênio 2021/2023 da A∴R∴L∴S∴ Antônio da Silva Costa, Or.·. de Itabuna sul da Bahia, filiada ao Grande Oriente Estadual da Bahia(GOB BA/GOB)
O COMPASSO – Quando o Ir.·. foi Iniciado, elevado e exaltado (Graus Simbólicos) na Ordem Maçônica? E em que Loja Maçônica e Or.·.?
Joel Macedo – Fui iniciado em 03/06/2017, elevado em 28/07/2018, exaltado em 06/04/2019, Loja mãe 28 de julho 1840 Oriente de Itabuna – BA e filiado a loja Antônio da Silva Costa em 12/07/2019.
O COMPASSO – Qual é a sua concepção de Maçonaria? O Maçom acredita em Deus?
Joel Macedo – Minha concepção de maçonaria é ajudar os homens a reforçarem o seu caráter; melhorar sua bagagem moral e espiritual; e. Aumentar seus horizontes culturais. Sim o maçom acredita em Deus, tanto que para adentrar a ordem essa é a máxima exigência, acreditar no ser superior, Deus.
O COMPASSO – Quais foram as funções e cargos maçônicos que exerceu nas AA.·.R.·.L.·.S.·. 28 de Julho e Antônio da Silva Costa (Maçonaria Simbólica)? E qual o papel de cada uma delas?
Joel Macedo – Na 28 estive no cargo oficial de hospitaleiro e hoje estou como 1º vigilante. Na António Costa estive como orador que no caso de nosso rito o cargo de orador não tem a função de MP, neste caso o orador exerce uma função auxiliar ao venerável quando solicitado. Exerci o cargo de Secretario Adjunto de ritualística do rito Schröder pelo GOB-BA, nomeado pelo então Grão Mestre Luciano Sepúlveda em 30 de Junho 2020 até meu pedido de exoneração em 20 de abril 2021. No mesmo ano de 2020 fui o Pcc do capítulo DeMoLay 1134, patrocinado pela Loja 28 de Julho.
O COMPASSO – O que são Graus Simbólicos e Graus Filosóficos na Maçonaria?
Joel Macedo – Apenas deixando claro que o rito Schröder não passa dos 3 graus. Graus é o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Na minha opinião e de muitos irmãos maçons afirmam que este é o mais importante de todos os graus. Não participo do grau filosófico por este motivo falarei o básico de meu conhecimento, Graus maçônicos é o nome atribuído a uma hierarquia escalonada de evolução dentro dos Ritos existentes dentro da Maçonaria. Essa divisão comporta duas estruturas: os graus simbólicos e os graus filosóficos denominados por vezes noutros ritos:
Graus Filosóficos do Rito Brasileiro
- 4) Mestre da Discrição
- 5) Mestre da Lealdade
- 6) Mestre da Franqueza
- 7) Mestre da Verdade
- 8) Mestre da Coragem
- 9) Mestre da Justiça
- 10) Mestre da Tolerância
- 11) Mestre da Prudência
- 12) Mestre da Temperança
- 13) Mestre da Probidade
- 14) Mestre da Perseverança
- 15) Cavaleiro da Liberdade
- 16) Cavaleiro da Igualdade
- 17) Cavaleiro da Fraternidade
- 18) Cavaleiro Rosa-Cruz ou da Perfeição
- 19) Missionário da Agricultura e da Pecuária
- 20) Missionário da Indústria e Comércio
- 21) Missionário do Trabalho
- 22) Missionário da Economia
- 23) Missionário da Educação
- 24) Missionário da Organização Social
- 25) Missionário da Justiça Social
- 26) Missionário da Paz
- 27) Missionário da Arte
- 28) Missionário da Ciência
- 29) Missionário da Religião
- 30) Missionário da Filosofia. Kadosh Filosófico
- 31) Guardião do Bem Público
- 32) Guardião do Civismo
- 33) Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade
O COMPASSO – Em que dia da semana, horário e local se reúnem os obreiros da Antônio da Silva Costa e em que rito?
Joel Macedo – Às sextas feiras, rito Schröder a cada 15 dias, nos reunimos no complexo maçônico 28 de julho em nossa sala de reuniões.
O COMPASSO – Quais são as principais característica do Rito de Schröder.
Joel Macedo – A ideia de Irmão Friedrich era de que a Maçonaria deveria conter apenas as suas características fundamentais iniciais, sem nenhum acréscimo. O nosso Rito trabalha exclusivamente nos Três Graus Simbólicos. O Ir. Schröder entendia a Maçonaria como uma união de virtudes e não, uma sociedade baseada em ações esotéricas. Por isso, enfatizou no seu Ritual o ensinamento dos valores morais e a difusão do puro espírito humanístico, dentro do verdadeiro amor fraternal. Preservando a importância dos símbolos e resgatando o princípio que afirma ser “a verdadeira Maçonaria a dos Três Graus de São João”.
O COMPASSO – Quais são as Luzes e as Dignidades que compõem a sua diretoria?
Joel Macedo – Venerável Mestre Joel Macedo, 1º Vigilante Renato André Bottas Couto, 2º Vigilante Jorge Dias de Souza e tesoureiro Fayruse Carvalho Magalhaes. A diretoria é composta por apenas estes cargos e temos o Ministério Publico nosso Irmão Rony Cunha Catusso.
O COMPASSO – O Ir.•. fez parte da última gestão da Antônio da Silva Costa como Orador, qual o balanço faz das ações dessa que é considerada a Loja caçulinha?
Joel Macedo – Como disse a função orador, ela não é a mesma função como nos demais ritos, porém em termo de balanço, a loja e seus obreiros sempre estiveram pautados em um único objetivo, que é o de trazer para a sociedade o que o rito prega, o humanitarismo- crença de que a única obrigação moral do homem é trabalhar para promover o bem-estar da humanidade. E a meu ver estamos evoluindo nesta linha.
O COMPASSO – Quais são as principais propostas para o seu veneralato?
Joel Macedo – Aprofundar nos estudos do rito, com desenvolvimento de palestra e debate em reuniões, promover junto com as comissões nomeada um plano de gestão continua, precisamos agir e ser filantrópicos, aí você me pergunta não somos filantrópicos? Vejo que somos caridosos agimos com a caridade precisamos exercer as ações e não doar para que alguém a faça.
O COMPASSO – Como está a inter-relação da Loja Antônio da Silva Costa com as demais Oficinas do Or.•. Itabuna?
Joel Macedo – Temos uma relação boa e com nossos irmãos veneráveis, infelizmente a pandemia não deixou que um dos projetos dos Past. Veneráveis fosse executado e espero que este ano possamos nos reunir com os veneráveis atuais e por em prática algumas ideias que tenho e tenho certeza que eles tem muitos projetos a apresentar para o bem dessa sociedade.
O COMPASSO – Quais são as palavras e/ou conselhos pode deixar aos IIr.•. que estão começando a sua vida maçônica?
Joel Macedo – Estude, debaste sua pedra e se desfaça da arresta, suba cada degrau dentro de seu tempo, não vá de elevador suba degrau a degrau, não se deixe levar pelos colares ou cargos tudo isso passa, busque se conhecer, se auto conhecer lembre-se de você será um mestre no futuro e que mestre você quer ser?
O COMPASSO – Suas considerações finais?
Joel Macedo – Quero agradecer aos Irmãos da Loja Antônio da Silva Costa 4610 pela confiança depositada em nós para a condução dos trabalhos daquela Oficina. Agradeço à direção do jornal O COMPASSO, pelo espaço cedido para que pudéssemos falar um pouco de Maçonaria, em especial ao Rito Schröder, dizer a nossa diretoria que temos muito a fazer por nossa sociedade.