Os diferenciados produtos da agricultura familiar, que carregam a história e o sabor da Bahia, foram aprovados por empresários das redes varejista e atacadista durante a SuperBahia 2024, maior feira do varejo de alimentos do Nordeste, que encerrou na sexta-feira (12/07), em Salvador.

Os visitantes puderam conhecer mais de 200 produtos de 23 cooperativas e associações da agricultura familiar, como os iogurtes de umbu e licuri, os cafés especiais da Chapada Diamantina, os chocolates de origem do Sul da Bahia e outros produtos que não só encantaram o público, como despertaram o interesse de grandes marcas do setor.

Uma delas foi a Nutrimaster, da diretora Eliane Aguiar. A empresária reafirmou a sua parceria comercial com a agricultura familiar durante o evento. “A agricultura familiar comunica muito com a cultura da Nutrimaster. Segue uma linha de sustentabilidade que tem tudo a ver conosco, e são produtos muito bacanas aqui da Bahia. A gente vai olhar com muito carinho quais são as novidades deste ano que nós vamos estar levando para a Nutrimaster”, disse a gestora.

A representante da Casa de Tereza, Janielma Oliveira, comentou a excelência dos produtos que já são utilizados no restaurante da chef Teresa Paim. “Trabalhamos com a castanha in natura da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) para a produção das farofas e com os produtos em pacotes para vendas nas nossas lojas, tanto com sal, quanto sem sal. São produtos de excelente qualidade. Visitando a SuperBahia, gostei muito do estande, com bastante variedade de produtos e estou estudando a possibilidade de trazer mais alguns itens para nossas lojas”, disse Janielma.

A grande vitrine de excelência e sustentabilidade também atraiu empresários de outros setores, que acabaram conhecendo a qualidade dos itens da agricultura familiar. Uma delas foi a diretora da empresa Uze Connect, Cristiane Marques. “Fiquei encantada com os produtos que degustei aqui e que não conhecia. São produtos sensacionais, porque têm aquele sabor que vem direto da família que produziu. Os produtos são deliciosos, como os iogurtes e a amêndoa torrada de licuri”, comentou Cristiane.

A participação da agricultura familiar baiana na SuperBahia 2024 foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes). (Secom/BA)