No dia 5 de junho do ano corrente, fruto de uma dissidência interna do GOB - Bahia, assim como aconteceu a 33 anos (1990) com o Grande Oriente da Bahia (GOBA/COMAB), foi fundada o Grande Oriente do Brasil Baiano (GOB-Baiano), a mais nova potência maçônica do Estado da Bahia.
Segundo os seus fundadores, a potência tem como intuito primordial o de fortalecer o espírito de harmonia e fraternidade em nosso estado, dezenas de Lojas se uniram para a fundação do GOB-Baiano.
O desejo destas Lojas foi abraçado pelo Grande Oriente do Brasil e em pouco mais de um mês o trabalho incansável de diversos IIr∴ confluiu neste novo Grande Oriente, declarou um outro fundador.
O trabalho de estruturação está apenas no início, mas em pouco tempo o Grande Oriente do Brasil Baiano estará funcionando em sua plenitude! declarou um dos IIr∴ fundadores.
O eixo Itabuna-Ilhéus – maiores cidades do sul da Bahia –, que tinha seis Lojas Federadas ao Grande Oriente do Brasil – Bahia (GOEB), sendo duas de Itabuna e quatro de Ilhéus. AA∴R∴L∴S∴ 28 de Julho e Antônio da Silva Costa, ambas do Or∴ de Itabuna e as AA∴R∴L∴S∴ Elias Ocké e Regeneração Sulbaiana, as duas do Or∴ de Ilhéus, se filiaram a nova potência, que tem como Grão-Mestre, o Ir∴ Oscimar Alves Torres.