Venerável Mestre, Luzes, meus respeitáveis Irmãos, participando dessa nossa primeira reunião virtual, quero externar a minha alegria por estarmos juntos, nesta noite festiva, comemorando os cinquenta anos da loja maçônica 28 de julho. E nesta oportunidade só tenho a agradecer e parabenizar a todos os obreiros que, perseverantes, nos fizeram chegar ao ápice do sucesso.

No longo desses anos, muitos irmãos se passaram por esta loja; deixaram nela um pouco de si e levaram um pouco de nós. Pois não foi por acaso que, um dia, aqui nos encontramos.

Peço permissão para dizer que estamos vivenciando um momento muito grave na história da humanidade. Um pequeno vírus nos impôs ao recolhimento físico. Devemos aproveitar da oportunidade para fazer, também, o nosso recolhimento na nossa própria caverna, sepultando nela os nossos vícios, vencendo as nossas paixões para descortinarmos as nossas virtudes.

O Mundo entrou em colapso! Rumores contraditórios confundem as nossas mentes e nos conduzem a tomarmos decisões precipitadas. Como maçons, devemos estar atentos e investigar a verdade para chegarmos as nossas próprias conclusões e não cometermos injustiça, já que somos comprometidos com a verdade absoluta, pois a verdade e a justiça são pilares da sociedade humana, ao lado da liberdade e da paz. E devem ser iguais para Todos.

O maçom deve conhecer o ser humano na sua plenitude, do ponto de vista orgânico, psíquico e espiritual para poder conhecer a si próprio como um Templo Sagrado que traz no seu interior o “Sanctum Sanctorium” que abriga a Fagulha da Suprema Consciência. Enquanto não pensarmos assim, jamais seremos o homem perfeito que almejamos ser.

            Devemos, igualmente, concentrarmos no princípio da infinidade do espaço e a sua correlação com a matéria para, então, chegarmos à conclusão que Deus está acima do tempo e do espaço.  Pois só assim poderemos nos transformar em homens infinitos e perfeitos; e os nossos espíritos serem presenteados com a Liberdade Plena e atingirem os níveis superiores da consciência para que possamos conviver com as forças cósmicas e criadores de Dimensões Superiores para consecução do amor, da prosperidade, da saúde, da justiça e da paz.

            Assim, convoco a todos os irmãos a fazermos uma longa viagem em nossas próprias câmaras de reflexões na busca da verdade absoluta para conscientizarmos que, quando em desespero, podemos nos dirigir a duas grandes forças motivadoras para nos salvar: a Razão e a Fé! E convencermos que o microcosmo e criado em correspondência com o macrocosmo, pois a Mente Divina desce através da hierarquia carregando os componentes da natureza até atingir a matéria humana, transformando-a em homem cósmico para, a final, entendermos que todos nós somos feitos de energia e, por conseguinte, somos seres fluídicos e vibracionais, unidos entre si numa certa intensidade para aprendermos, com a espiritualidade, que todos nós somos um.

Parabenizando a ARLS 28 de Julhos pelo seu cinquentenário, rogo ao Supremo Arquiteto do Universo nos abençoe e nos proteja.

Muito obrigado a todos.

Por Ir.·. Antônio Nogueira de Novais.

          Mestre Maçom e membro da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG)