A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) dará início ao seu segundo semestre letivo de 2025 com uma programação especial, segunda-feira (18 de agosto). A Aula Magna será ministrada pelo professor doutor João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia -UFBA (2014 e 2022), e uma das mais importantes vozes da filosofia e educação no país.

A convite do reitor da UESC, Alessandro Fernandes, João Carlos Salles aborda o tema “Ciência, democracia e universidade”. O evento contará com duas conferências, uma às 9h e outra às 19h, ambas no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc. A cerimônia será presidida pelo reitor Alessandro Fernandes e é aberta tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral.

A escolha de João Carlos Salles para a Aula Magna reforça o compromisso da Uesc com o debate de alto nível. O professor é reconhecido por sua trajetória acadêmica e institucional, tendo sido reitor da UFBA por dois mandatos. Recentemente, ele foi agraciado com o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Filosofia, por sua obra “Gatos, peixes e elefantes: A gramática dos acordos profundos”. O livro, que reflete sobre desacordos complexos a partir de uma carta do filósofo Ludwig Wittgenstein, demonstra a relevância de sua pesquisa. 

Programação Cultural

A abertura do semestre não será apenas intelectual, mas também cultural. Antes da palestra, haverá a apresentação do músico Diego Schaum e do Coral da Universidade, que irão abrilhantar a solenidade e dar as boas-vindas aos estudantes, docentes e servidores para o novo ciclo letivo. 

Calourada Unificada 2025.2, que vai ocorrer entre os dias 18 à 20 de agosto de 2025. O objetivo é integrar a comunidade acadêmica e dar as boas-vindas aos estudantes dos diversos cursos, promovendo sua inserção no ambiente e no cotidiano universitário.  A Uesc, ao trazer o professor Salles para a sua Aula Magna, reafirma o seu papel como um centro de excelência, incentivando a reflexão sobre temas cruciais para o futuro da sociedade.

A programação foi planejada com o apoio da Reitoria, Prograd, Propp, Proex e Proape, com a colaboração do DCE e de coordenadores(as) dos Colegiados dos Cursos. “Acreditamos que a participação conjunta fortalece o acolhimento institucional e proporciona aos estudantes uma experiência mais rica e conectada com os diversos setores da universidade”, salienta o reitor Alessandro Fernandes.