Alunos de ensino superior da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) visitaram, nessa segunda-feira (16), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo programa A Escola e o Legislativo, que tem como objetivo promover a aproximação do Parlamento estadual com a comunidade baiana. Eles conheceram as instalações e a estrutura organizacional da Casa e tiveram explicações sobre a função do Legislativo e o papel dos deputados.

Yuriko Guimarães, gerente do Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento da Escola do Legislativo, que é responsável pelo programa A Escola e o Legislativo, fez a recepção da comissão executiva da Adesg. “A importância desse programa é justamente trazer as pessoas ao local do nascedouro das leis, para entenderem como é que acontece o processo legislativo, o espaço onde realmente acontecem os debates e que são feitas votações das leis baianas”, explicou.

Na sequência, os visitantes assistiram à palestra do professor Cláudio Menezes, relativa ao mural de Carybé e ao painel de Carlos Bastos, obras de arte que fazem parte da decoração da instituição. Em seguida, Cynthia Rabelo, uma das a coordenadoras do programa, ao lado de Laura Ramos, conduziu o grupo da Adesg ao Plenário Orlando Spínola, para, depois, ouvirem a palestra sobre Estrutura Organizacional da Casa, apresentada pela chefe do departamento de Taquigrafia, Marilanja Pereira. Ela também explanou sobre os Três Poderes e a função do Legislativo.

Delegado da Adesg na Bahia, o comandante Sergio Luiz Belmont Loncan, capitão de mar e guerra, explicou que a associação promove curso de pós-graduação em política e planejamento estratégico e que, no decorrer, são feitas cinco visitas técnicas. “Nada mais justo e mais adequado que a primeira visita técnica seja feita na Casa do Povo, que é onde nós temos a ação política do Estado da Bahia. Então, esses nossos alunos, que chamamos de estagiários, têm a grande oportunidade de conhecer Assembleia Legislativa do Estado da Bahia”, disse.