Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (18) a ata da sessão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) que aprovou a moção de aplausos pelos 60 anos da União dos Municípios da Bahia (UPB). A sessão ordinária, ocorrida no último dia 5 de setembro, foi presidida pelo conselheiro Antonio Honorato, que declarou aprovada por unanimidade, com os encaminhamentos solicitados. 

A proposição foi apresentada pelo conselheiro do TCE-BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que ressaltou o papel determinante da UPB para o fortalecimento do municipalismo na Bahia e no Brasil e mencionou o “brilhante artigo” de autoria do advogado Isaac Newton Carneiro publicado no Jornal A Tarde, no final de agosto, em menção a data do Jubileu de Diamante da entidade. O conselheiro Inaldo destacou a “altíssima relevância” da UPB como instituição e ainda relembrou na ocasião que atuou como colaborador da entidade, ministrando diversas palestras no órgão para orientar os municípios.


Na sessão, a moção foi aprovada por unanimidade, sendo autorizado o encaminhamento da mesma ao Presidente da UPB, José Henrique Silva Tigre (Quinho), à Confederação Nacional de Municípios (CNM), ao Tribunal de Contas dos Municípios e à Associação dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACON). Por sugestão da conselheira Carolina Matos a homenagem também será encaminhada ao Governador do Estado e à Assembleia Legislativa da Bahia. “Enalteço a iniciativa do conselheiro Inaldo da Paixão no reconhecimento do papel da UPB em nosso estado e pela expressividade da importância da associação dos prefeitos da Bahia, no papel de extrema relevância no nosso quadro democrático”, afirmou a conselheira.