Na noite de sexta-feira, 5/7, com o auditório lotado, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) em solene sessão, empossou a ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora Renée Albagli Nogueira, que agora ocupa a cadeira 32 da “Casa de Abel”, e tem como patrono Pethion de Villar, pseudônimo literário de Egas Moniz Barreto de Aragão.


A professora-doutora Renée Albagli Nogueira, sucede o professor Soane Nazaré de Andrade, jurista, professor e dirigente acadêmico, figura essencial na fundação e consolidação do ensino superior no sul da Bahia. Ele lecionou diversas disciplinas no Instituto Municipal de Educação (IME), dirigiu a Penitenciária do Estado da Bahia, e foi fundador, diretor e docente da Faculdade de Direito de Ilhéus, onde lecionava Direito Constitucional e Direito Político.


Na solene sessão, que foi conduzida pelo presidente da ALI Josevandro Nascimento, a nova acadêmica foi saudada pela confreira Maria de Lourdes Netto Simões, que ressaltou o pioneirismo e o compromisso Renée Albagli Nogueira com a educação superior no sul da Bahia.


O prestigiado evento contou com a presença, além dos acadêmicos da ‘Casa de Abel”, de diversas autoridades civis e militares, a exemplo do atual reitor da Uesc, o acadêmico Alessandro Fernandes de Santana e dos ex-reitores Aurélio Farias de Macedo e Antônio Joaquim Bastos da Silva. Confrade Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Josanne Francisca Morais Bezerra, presidente da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), Raquel da Silva Rocha, presidente da Academia de Letras de Itabuna (Alita), Deusdete Sena, acadêmico-representante da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (Aljil) e de Adive Cardoso Ferreira Júnior, presidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Amalcarg).


A nova confreira da ALI (instituição fundada em 14 de março de 1959) é graduada em Biologia pela Universidade Santa Úrsula (RJ), possui especializações em Biologia Geral (PUC Minas), Genética (Unicamp) e Gestão Universitária (UECE e St. Paul University – Chicago). É mestre em Gestão Universitária e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.
Na Uesc, exerceu os cargos de pró-reitora de Graduação, vice-reitora e reitora por dois mandatos consecutivos (1996–2004), período em que promoveu a expansão da Universidade, criação de novos cursos, fortalecimento da pós-graduação e valorização do corpo docente. Também presidiu o Conselho Estadual de Educação da Bahia por dois mandatos.