A A∴R∴L∴S∴ Acácia Grapiúna, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), R∴E∴A∴A∴, Or∴ de Itabuna, faz doação de “Helmets” para paciente covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Primeira no sul da Bahia a fazer uso do Helmet – equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI) utilizado em pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - a Santa Casa de Itabuna ganhou reforço de cinco capacetes especiais. A doação dos equipamentos foi feita na tarde de terça-feira (4) por representantes da Loja Maçônica Acácia Grapiúna, que estiveram na provedoria da SCMI.

O Helmet é utilizado para evitar, o máximo, possível que haja intubação do paciente com diagnóstico de Covid-19. A diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Maria Carolina Reis, que recebeu os capacetes junto com o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, ressaltou a importância dos equipamentos. “O uso do Helmet pode reduzir a inflamação pulmonar e o esforço do paciente para respirar. Isso previne a intubação e evita a ventilação mecânica invasiva com alto risco”, esclarece.

Francisco Valdece agradeceu pela doação dos capacetes especiais e destacou a importância da solidariedade da população nessa pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que o preço de medicamentos e insumo disparou e que os recursos financeiros são os mesmos de antes do agravamento da pandemia. “A generosidade de diversos setores da sociedade tem amenizado e vem nos ajudado nessa crise sanitária”, contou.