As sessões ritualísticas maçônicas são realizadas pelas Lojas em ambiente fechado, ou coberto das vistas e ouvidos de não iniciados ou de IIr.·. que porventura ainda não possuam grau suficiente para assisti-las. Ou seja, as Oficinas maçónicas costumam se reunirem em Templo, em local "a coberto da indiscrição dos profanos", isto é, em instalações onde só maçons e do grau pertinente têm acesso.
A sessão ao “Ar Livre” ou como é mais conhecida “A Céu Aberto”, é comum no sul do país, a exemplo de São Paulo, menos comum no Norte/Nordeste e menos ainda no interior da Bahia. No sul da Bahia, por exemplo, a primeira e única sessão a “Céu Aberto”, que teve a participação de mais de 25 Lojas, aconteceu no dia 17 de maio do ano de 2019, no sítio São Francisco localizado no Distrito de Couto, Or.·. de Ilhéus.
AAug.·. e Resp.·. Loj.·. Sim.·.Vigilância e Resistência nº 70, do Or.·. de Ilhéus e Acácia Grapiúna nº 95, do Or.·. de Itabuna, ambas jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·. L.·. E.·. B.·.), mais uma vez realizarão a 2ª Sessão ao Ar Livre da região sulbaiana, que acontecerá no sábado (noite de lua cheia), dia 30 de setembro do ano corrente, às 18 horas, no município ilheense.
As diretorias das Oficinas avisam que o valor da participação é de R$160,00, e que já está à venda com o Ir.·. Régis Aragão Leite (73 98802-5068), Ven.·. Mes.·. da Vigilância e Resistência, incluindo comida e bebida à vontade, bem como ônibus saindo de Itabuna e de Ilhéus, para levar os IIr.·. até o local da sessão e depois trazê-los de volta.