Ultimamente tenho ouvido muitos iniciados adormecidos dizendo que deixaram de frequentar a Ordem porque sentem que o que é pregado em nossos Rituais não é executado pelos que pregam; não é difícil observarmos que onde mais se fala em não vaidades, é o mesmo lugar ondem encontramos mais vaidosos; onde se fala em fraternidade, temos muitas fofocas; e finalizando, onde se busca o combate aos vícios, encontramos grande número de alcoólatras, fumantes entre outros. Ai me perguntei nestes últimos períodos, tempos interessantes para reflexão, afinal uma Pandemia nos afastou fisicamente e nos fez pensar muito, desta forma que vemos hoje, a Maçonaria teria falhado?
Definitivamente eu acho que NÃO! Penso, como aprendi com meu pai, que a Ordem é perfeita, nós é que falhamos, mas precisamos estar atentos aos novos ventos, arrumar as velas para seguir sempre em frente!
É muito claro para mim que nenhum dos Instrumentos que a Ordem nos apresenta têm em seu significado como medir, avaliar ou mesmo trabalhar, na Pedra deste ou daquele Irmão. Sempre defendi que Maçonaria é algo pessoal e intransferível, portanto não se pode saber se um Ir:. que hoje comete um suposto erro aos seus olhos, o é para ele, ou se ontem ele teria cometido o tal erro de maneira mais incisiva ou mesmo mais vezes, e portanto ele estaria vivendo e vivenciando a Maçonaria em si, desbastando sua P:.B:., portanto a Maçonaria não falhou!
Muitos não estão preparados para os ensinamentos que estão contidos nos Rituais, muitos não são instruídos como deveriam, alguns já se sentem superior a eles, mas de qualquer sorte, os ensinamentos estão lá, prontos para serem usufruídos por todos que atravessaram as viagens a que fazem jus para ter elas, basta buscar, tal qual fizemos ao querer adentrar à Porta do Templo, é necessário bater, e com vigor, para que ela se abra!
Creio que precisamos sim incentivar os estudos, mas muito mais que isso, os M:.M:., principalmente, precisam ter em mente a celebre frase de Albert Schweitzer, “O exemplo não é a melhor forma de ensinar alguém. É a única!”
Observando isso tudo, concluo que mais uma vez a Maçonaria, Ordem que ajudou a imprimir belíssimas linhas nos livros de História, cujos ensinamentos incentivaram tantas lutas em busca da Verdade, do Progresso da Humanidade, da Liberdade pautadas na Razão, não falhou!
Sim, precisamos ouvir as vozes dos novos tempos, sentir os ventos da mudança, aprumar as velas e seguir em frente, sempre em frente. Precisamos honrar os dignos nomes que atravessaram as mesmas viagens que nós e com base nos ensinamentos dos Rituais puderam colocar para fora e fazer a diferença nos seus tempos, e pensar sempre, quais páginas dos livros de história estou ajudando a escrever? Qual a mudança em nome do Progresso da Humanidade estou ajudando a conceber? Seja em um bom relacionamento com meu vizinho, seja na busca pelo aperfeiçoamento de nossos filhos, de nossos jovens, seja como um grande político, um grande líder, mas precisamos fazer parte, sempre, da busca incessante pela verdade, pelo Progresso da Humanidade! Ai reside a verdadeira razão de ser e de existir da Maçonaria, que definitivamente, NÃO FALHOU!
Por Ir.•. Leonardo Trench
Mes.•. Maç.•. G.•. L.•. M.•. D.•. F.•.