Com o intuito de promover a transformação digital dos municípios baianos, representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Governo Federal se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), para discutir estratégias para promover a adesão dos municípios à Estratégia Nacional de Governo Digital. O encontro virtual debateu sobre as estratégias que articulam e direcionam as iniciativas de governo digital de todos os entes federados.  Na Bahia, 69 municípios já fizeram a adesão ao programa. 

O coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo sugeriu a realização de um webinário para apresentação do projeto ao estado da Bahia para apresentação e adesão dos municípios. “Vamos pensar a melhor forma para fazermos essa mobilização para aumentar essa adesão dos municípios baianos. Será de extrema importância para que os gestores conheçam todas as funcionalidades”, destacou.  

“Nós da rede GOV.BR estamos dentro da governança dessa Estratégia Nacional de Governo Digital para monitorar e avaliar o andamento da aderência a essas recomendações. Vamos acompanhar os municípios e os estados apoiando e ajudando para que eles consigam cumprir as recomendações”, ressaltou Tacila Pires, que participou acompanhada de Luciana Seabra e Erika Benevides. 

Nos últimos anos, o governo federal realizou uma grande transformação digital de seus serviços, contando atualmente com mais 150 milhões de pessoas utilizando a Plataforma GOV.BR e mais de quatro mil serviços transformados. Entre os serviços estão a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, a carteira de trabalho digital, o Meu INSS, o seguro-desemprego, o abono salarial e a carteira de trânsito digital. Todos disponíveis na palma dos brasileiros que utilizam o GOV.BR. A proposta é levar esta experiência para auxiliar estados e municípios.