O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, celebrou a informação dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, de que o governo federal deve retirar a concessão da ViaBahia para administração das BRs 116 e 324, duas das três principais rodovias federais que cortam o estado. O anúncio foi feito no sábado (21), durante um evento em Vitória da Conquista, na região Sudoeste.
"Esse é um avanço significativo para os municípios baianos. A retirada da concessão da ViaBahia abre a possibilidade de melhorias reais nas nossas estradas, garantindo mais segurança e melhores condições de tráfego. Haja vista que a população paga e merece um serviço de qualidade. Estamos confiantes de que essa mudança trará benefícios concretos ", afirmou o presidente da UPB.
O prefeito Quinho participou por diversas vezes de audiências no Congresso Nacional e reafirmou a necessidade da Justiça brasileira e dos órgãos de regulação como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU) de tomar providências diante do serviço prestado pela Via Bahia nas rodovias administradas pela concessionária.
Na última quinta-feira (19), foi o fim do prazo dado à ViaBahia para entrar em acordo com o governo federal e estabelecer novas datas para o cumprimento das medidas, o que não aconteceu.“Não se chegou a um acordo. Nós solicitamos, então, que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão”, disse o ministro.