Vai debater desafios ambientais e sociais na Uesc

A partir da próxima segunda-feira, 13 de outubro o XXX Seminário Integrador Internacional da Rede Prodema, vai reunir pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação de diversas universidades brasileiras para discutir temas ligados à emergência climática, biomas e sustentabilidade. O evento, sediado no Hotel Praia do Sol e no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promete uma programação diversificada, com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividades de campo.

A abertura oficial acontece no dia 13, às 8h30 no hotel Praia do Sol, zona sul de Ilhéus e contará com a apresentação do Coral da Uesc. Estarão presentes, o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Fernanda Amato Gaiotto; o Pró-reitor de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil (Proape), Guilhardes de Jesus Júnior, o pró-reitor de Extensão Omar Santos Costa, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PPGDMA) da Uesc e do evento Raildo Mota de Jesus, o coordenador da Rede PRODEMA, Inajá Francisco de Souza e o representante estudantil, Prof. Dr. Antônio Balbino.

Entre os destaques do dia estão as palestras da Dra. Mercedes Bustamante (UnB), sobre Emergência Climática e Biomas Brasileiros, e do Dr. Paulo Eduardo Ambrósio (Uesc), que abordará a relação entre Inteligência Artificial e Meio Ambiente. À tarde, o Dr. José Adolfo de Almeida Neto (Uesc) falará sobre Estratégias de mitigação e adaptação da agricultura frente às mudanças climáticas. O encerramento do dia traz uma mesa-redonda mediada pela Dr. Alexandre Schiavetti (Uesc), com lideranças indígenas e quilombolas debatendo a integração entre ciência, saberes tradicionais e a luta pela preservação dos biomas.

O dia 14 começa com a palestra do Dr. Leonardo Klumb Oliveira (UFSB), às 8:30, sobre os desafios climáticos nos ambientes marinhos. Em seguida, durante a mesa redonda mediada pela Dra. Sofia Campiolo (Uesc), especialistas de diferentes regiões do país analisam os efeitos da emergência climática sobre os biomas brasileiros – Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga – destacando as experiências locais de mitigação. O período da tarde será dedicado à apresentação das teses de destaque de cada instituição da Rede Prodema e a reuniões de integração entre coordenadores e discentes, promovendo o fortalecimento da colaboração acadêmica.

Ainda no dia 14, às 16:30, será realizado o plantio de mudas nativas como ação simbólica e prática de compensação da emissão de gases de efeito estufa gerados durante o evento. A iniciativa integra o compromisso ambiental da Rede Prodema com a sustentabilidade.

No dia 15, o seminário se transfere para o campus da Uesc, onde ocorrerão as apresentações de trabalhos científicos de mestrandos e doutorandos da Rede Prodema, fortalecendo a troca de experiências e a divulgação de pesquisas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O dia termina com uma cerimônia de encerramento.

O último dia de evento, em 16 de outubro, será marcado por atividades voltadas à formação docente e à integração entre pesquisa e sociedade. Pela manhã, o coordenador da área de Ciências Ambientais da CAPES, Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, ministrará palestras sobre fomento, produção técnica e impacto social dos programas de pós-graduação. À tarde, a programação facultativa inclui visitas técnicas a projetos de destaque, como a Sala Verde da Uesc, a Fábrica de Chocolate da Economia Solidária (ChocoSol) e a Fazenda Yrerê, além de uma vivência na Aldeia Tupinambá Taba Jairy. Também será oferecido o minicurso “Zoológicos e aquários como instrumentos de conservação”, e uma exposição do PET Solos da Uesc, que apresenta experiências de ensino, pesquisa e extensão voltadas à sustentabilidade.