“A Beleza das Cores” é o nome da nova exposição da artista plástica piauiense, Fátima Aragão, em cartaz esta semana, no Espaço Cultural Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa. Desde a criação do espaço, do qual foi uma das idealizadoras, esta é a oitava vez que ela traz o seu trabalho à Casa Legislativa.
São 14 obras realistas e abstratas, feitas a óleo e acrílico, todas com a utilização de cores vivas, característica marcante do trabalho da artista. Dedicada à decoração de espaços comerciais, a arte de Fátima começa com um desenho no papel, que depois é transportado para a tela, onde, tanto a natureza morta – flores das mais variadas espécies – quanto os quadros abstratos, com figuras geométricas, ganham vida e alegria.
Piauiense, nascida em Parnaíba, e radicada na Bahia há 50 anos, começou a se interessar pela arte ainda criança, quando preferia decorar a casa e os eventos familiares a fazer tarefas gastronômicas. Por volta dos 15 anos de idade, iniciou sua dedicação à pintura e, a partir dos 18 anos, começou a se aprofundar na área, fazendo cursos de Artes Plásticas.
Dois anos depois, já na Bahia, passou a trabalhar como professora de alfabetização da rede estadual, mas continuou a criar e aprofundar seus conhecimentos e técnicas artísticas, por meio de vários cursos livres nas escolas de Belas Artes, em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Juazeiro.
Atualmente, vem exibindo sua produção em diversos espaços culturais em Salvador, como também na Parnaíba, Fortaleza, São Paulo, e outras cidades brasileiras.
De acordo com Fátima Aragão, expor na ALBA é muito bom, “me dou com muita gente aqui, me tratam muito bem, isso pra mim é muito importante. É muito bom saber que a gente é bem-vinda”.
A exposição “A Beleza das Cores” fica na Casa até sexta-feira (11), mas, já no começo da semana, Fátima comemora as vendas. “Já saíram duas telas e tem várias promessas de compra, e eu quero é mais!”.