O objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica internacional
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) participa, de 23 a 25 de setembro de 2024, da XVII Assembleia Geral e XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em Roma, Itália, com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica internacional. As atividades serão realizadas nas universidades de Tor Vergata e Roma TRE.
No âmbito da política de internacionalização da Universidade, o GCUB é uma das principais parcerias para obtenção de acordos de cooperação junto a universidades e institutos estrangeiros e assim ampliar a mobilidade acadêmica. Acompanha o reitor, Alessandro Fernandes, o assessor de Relações Internacionais (Arint/Uesc), professor Samuel Mattos.
O evento conta com o apoio da Embaixada Brasileira em Roma. O Seminário reúne representantes de 129 países de quatro continentes, com o tema “Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural”. O foco do evento é promover discussões sobre os desafios globais enfrentados pelas universidades.
Alessandro Fernandes destaca a importância da troca de experiências no encontro: “Teremos pontos de vista de pessoas de diferentes continentes, reitores, reitoras e especialistas compartilhando diferentes visões sobre a internacionalização das universidades”.
Durante o Seminário, o reitor e o assessor de Relações Internacionais participam das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, quando será lançado o Programa de Mobilidade de Curta Duração para Pesquisadores Brasil-Itália, que é estratégico para as universidades brasileiras.