Hoje, dia 24 de outubro, capitaneado pelo Ir.·. Ernande Costa Macedo, Mes.·. Inst.·. da Aug.·. e Res.·.  Loj.·.  Simb.·. Mahachoan/R.·.E.·.A.·.A.·./G.·.L.·.E.·.B.·., Or.·. de Camacã/BA, por solicitação do Ir.·. Aderbal Prata, Mes.·. Maç.·. da mesma Loja, foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores da cidade uma reunião com o chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) de Itabuna sargento Walace Dousseau, que também é Mes.·. Maç.·.  da Aug.·. e Res.·.  Loj.·.  Simb.·. 28 de Julho/Rito Brasileiro/GOB-Bahiano, com o intuito de criar um TG  no município de Camacã.

A excelente e proveitosa reunião, que contou com as presenças de 20 pessoas, dentre elas autoridades civis, militares, política e comerciantes, foi realizada uma palestra do Ir.·. primeiro sargento do Exército Walace Dousseau, que na oportunidade tirou dúvidas sobre o papel de um TG. E presentes também o sargento do Exército Brasileiro Ir.·. Walace D. Cândido; o Sr. Paulo Cesar Bomfim de Oliveira, prefeito de Camacã, o vereador-presidente da Câmara Municipal Lucas Muniz Barbosa, Thenison do Nascimento Souza, representante da Loja Mahachoan nº 79;  o Ir.·. Antônio José Dourado Tourinho, capitão reformado do Exército; o Ir.·. e capitão Alexsandro de Souza Cidreira, comandante da 62ª Companhia Independente da PM-BA.

Além do Ir.·. Francesco Denis da Silva Santana, delegado da Polícia Civil de Camacã; Sr. Paulo Vinicius Lemos, presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Camacã (CDL); Sr. Anderson Santos, presidente do Sindicato Rural de Camacã; Sr. Paulo Pires, secretário da Câmara de Vereadores; o Ir.·. Euclides Fernandes Dutra, empresário da cidade; o Ir.·. Aderbal Martins Prata; o Sr. Ricardo dos Santos, representante da Guarda Municipal de Camacã, bem como dos Vereadores do município Decliton Alencar, José Edson júnior e Nailson Fernandes.

Ao final o prefeito Paulo Bomfim em seu pronunciamento agradeceu ao Ir.·. Ernande Costa Macedo, por conseguir trazer um comandante do nosso Exército Brasileiro e por reunir tantas pessoas influentes da cidade com vista ao retorno do TG à cidade.

Tiro de Guerra (TG) – é um órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro, encarregado de preparar cidadãos para compor a reserva mobilizável. Os TG estão localizados em cidades que não possuem unidades militares, permitindo assim que jovens que completam 18 anos prestem o serviço militar obrigatório sem precisar se deslocar para outras localidades. Os jovens que servem nos TG são denominados “Atiradores”.