A intervenção que vem sendo realizada no passeio, está na fase de concretagem e vai permitir a transposição dedicada da água entre as estações de tratamento do Pontal às áreas central e oeste da cidade.

A obra de modernização e melhoria do sistema de abastecimento de Ilhéus chegou à ponte Lomanto Júnior, na região do Pontal. No local, a Embasa está implantando trecho de 330 metros de uma rede adutora, de grande porte, com mínimo possível de transtornos e de mudanças no trânsito, ao utilizar a área interna do passeio. A intervenção, que segue ao longo deste mês de outubro, na etapa da concretagem, será seguida do arestamento, que dará também o acabamento final ao passeio. Depois das intervenções na ponte, a obra segue pelo terminal urbano, na Av. Ana Neri, ladeira do Filtro, embaixo do viaduto Catalão e Av. Itabuna até a estação da Embasa na Tapera. 

Segundo o gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, o objetivo principal dessa intervenção é fazer a transposição da água tratada do Sul, no Pontal, às áreas Central e Oeste, prevenção para uma possível escassez hídrica do rio Iguape. “Esta modernização do sistema é fundamental para reforçar o abastecimento na região central e Oeste de Ilhéus, e como foi planejada tem causado o menor transtorno possível, em comparação se fosse necessário escavar as ruas. 

“No lugar de redes antigas e subdimensionadas, também estão sendo implantadas novas, com o objetivo de aperfeiçoar a distribuição de água do sistema. Os serviços vêm sendo fiscalizados e executados dentro do cronograma pela empresa contratada e o compromisso é liberar o trecho no final do próximo mês”, explica Felipe Madureira. 

Com investimento total de R$ 6,5 milhões, a obra envolve intervenções em várias ruas dos bairros São Francisco, Av. Princesa Isabel, Pontal e Conquista, além das proximidades do aeroporto e avenida Itabuna. No total, serão substituídos cerca de 5,3 quilômetros de rede com diâmetros entre 100 a 350mm. Ao final, a obra vai permitir a transposição, quando necessário diariamente, de cerca de 5 milhões de litros de água tratada na estação do Pontal para o centro e oeste, garantindo segurança hídrica para todo o sistema de abastecimento de Ilhéus.