Na sexta-feira (12), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniu com representantes de Consórcios Públicos da Bahia, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e
Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG) e da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar na Bahia (FETRAF) para discutir as novas ações mitigadoras dos efeitos da seca no Estado.
Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e cronogramas da aquisição e distribuição de milho para alimentação animal e a Operação Carro-Pipa. Ao todo, cerca de 420 mil famílias rurais de mais de 190 municípios, que estão em estado de emergência, serão beneficiadas com pelo menos uma das ações.
“O governador Jerônimo Rodrigues orientou que organizássemos a caravana de convivência com a seca nos municípios com decreto emergencial e essa reunião foi para apresentar os critérios e requisitos de algumas ações. A ideia da distribuição do milho é evitar a mortandade dos animais e superar esse momento mais duro da estiagem prolongada. No caso do carro-pipa, a ideia é que cada município tenha um carro durante três meses garantindo a emergência no consumo de água humana”, destacou o chefe de gabinete da SDR, Adriano Costa.
Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais de 12 mil toneladas de milho serão distribuídas para auxiliar a alimentação do rebanho de produtores rurais localizados nas regiões mais atingidas pela estiagem, onde 70% do cereal irá para ovinos e caprinos e 30% para bovinos lactantes. Além disso, a SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está trabalhando na Operação Carro-Pipa, que levará água potável, para consumo humano, às áreas que estão com decretos vigentes de situação de emergência por estiagem.