No Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, a Santa Casa de Itabuna iniciou uma série de ações voltadas ao fortalecimento da cultura de segurança do paciente em suas unidades hospitalares.
Em 2025, a campanha mundial faz um chamado especial à proteção de um dos grupos mais vulneráveis no sistema de saúde: recém-nascidos e crianças, com o slogan: “Segurança do paciente desde o início!”
As atividades estão sendo conduzidas pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente (EIQSP) e se estenderão por todo o mês de setembro. A programação inclui: treinamentos voltados para as equipes assistenciais; implantação de novos protocolos de segurança e simulações realísticas de práticas assistenciais.
O objetivo é reforçar os protocolos institucionais que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir ao máximo os acidentes evitáveis. Nesta semana, até sexta-feira (19), estão sendo promovidos treinamentos e entregas de kits de lateralidade para os profissionais da assistência dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.
Os kits, explica a coordenadora do Escritório de Qualidade e Segurança da Santa Casa, enfermeira Samilla Costa, vão auxiliar os profissionais na demarcação da lateralidade antes da subida do paciente para a cirurgia. “Esses kits serão usados pelo enfermeiro e médicos em casos cirúrgicos em procedimentos de órgãos ou membros duplos ou múltiplos. As demarcações dos locais serão feitas junto com o paciente/acompanhante antes de subir para o centro cirúrgico ou adentrar a sala de cirurgia”, relata Samilla Costa.
Entre os dias 23 e 25 de setembro, será implantada a 1ª etapa do Protocolo de Deterioração Pediátrica (PEWS) e realizado um workshop com o tema “Manejo em Intercorrência Pediátrica e Neonatal”, no campus de saúde da Unex, na Avenida José Soares.
Os profissionais do Hospital Manoel Novaes utilizarão os laboratórios da instituição para práticas de urgência e emergência. “Neste ano, o tema do Setembro Laranja, ‘Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança’, é voltado para o público infantojuvenil. Por isso, focamos esse treinamento especialmente para os profissionais do Manoel Novaes”, destaca Samilla Costa.
Os objetivos prioritários das ações contínuas da Santa Casa de Itabuna para a Segurança do Paciente nas unidades hospitalares são reforçar a correta identificação do paciente; comunicação segura; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e reduzir o risco de danos ao paciente decorrente de lesões por pressão e quedas.
De acordo com a enfermeira Samilla Costa, as ações promovidas continuamente têm gerado resultados positivos, com redução significativa no número de ocorrências de lesão por pressão e queda nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.
As atividades do mês serão encerradas nos dias 29 e 30 de setembro, com um treinamento na Hemodiálise do Hospital São Lucas, incluindo uma simulação realística sobre temas de segurança na hemodiálise. As ações contam com apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) das três unidades e da Gerência de Enfermagem.