Alessandro Fernandes ressalta o fortalecimento da articulação entre as universidades estaduais e o Governo do Estado

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor doutor Alessandro Fernandes, tomou posse, nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, na presidência do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas, colegiado que reúnem, além da Uesc, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O professor Alessandro Fernandes sucede o reitor Luiz Otávio de Magalhães, da Uesb. Durante o ato de posse, ocorrido em Salvador, o novo presidente destacou como prioridades o fortalecimento da articulação entre as universidades estaduais e o Governo do Estado, com foco na consolidação das atividades finalísticas das instituições e na contribuição direta para o desenvolvimento da Bahia. Também ressaltou a importância do diálogo permanente com as representações de classe das respectivas universidades. 

Ao comentar a transição, o reitor da Uesc elogiou o trabalho desenvolvido pelo antecessor, professor Luiz Otávio, e enfatizou que a força do Fórum reside na união das quatro universidades estaduais, que, segundo afirmou, constituem, em conjunto, “um patrimônio da sociedade baiana”. Esta é a segunda vez que o professor Alessandro Fernandes assume a função de presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas.