A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, ao longo desta semana, 94 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Crianças entre 10 e 13 anos percorreram as dependências da Casa, conhecendo sua estrutura e funcionamento.
A visita guiada faz parte do programa A Escola e o Legislativo, coordenado pela Escola do Legislativo, com o objetivo de promover educação cidadã e política – como enfatiza a gerente do Departamento Pedagógico da unidade, Yuriko Ozawa Guimarães. “A iniciativa busca aproximar o Parlamento da sociedade, especialmente do público estudantil”, explica ela.
Durante a visita, os alunos participaram de palestras na sala das Comissões, abordando temas como a importância das leis, os direitos e deveres do cidadão e o funcionamento do Poder Legislativo. Nesta semana, o início da visitação coincidiu, na terça-feira (5), com a reabertura dos trabalhos legislativos em plenário. As exposições trataram também das funções do Legislativo e da estrutura do plenário Orlando Spínola.
Participaram das atividades estudantes da Escola Municipal Ernesto de Mourão Sá, da Escola Marissol e do Colégio Estadual Dalva Matos. Eles foram recepcionados por Cynthia Rabelo, coordenadora do programa, e visitaram diversos espaços da ALBA, como a Biblioteca e o Memorial da Assembleia, onde aprenderam sobre a história do Parlamento baiano. Também conheceram obras de arte que decoram a sede, como o painel Galeota do Povo, de Carlos Bastos, localizado no plenário, e o Mural de Carybé.
Além de proporcionar momentos de aprendizado, as visitas incluem uma pausa para lanche e buscam despertar nos jovens o interesse pelo serviço público, mostrando, por exemplo, como um projeto de lei pode transformar realidades. Criado em 1998, o programa A Escola e o Legislativo está sob responsabilidade da Escola do Legislativo desde 2008, e atende estudantes do ensino fundamental à universidade. Instituições interessadas podem agendar sua participação pelo telefone (71) 3115-7207.