Na manhã desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Itabuna promoveu uma Sessão Especial para discutir o panorama da segurança pública no município. A atividade, presidida pelo vereador Paulinho do Banco (PCdoB), contou com a presença dos vereadores Zé Alberto (PSB) e Wilmaci Oliveira (PCdoB), além de representantes das forças de segurança, instituições públicas e sociedade civil.

O debate reuniu autoridades diretamente envolvidas no enfrentamento à criminalidade e na gestão das políticas de segurança, entre elas:

  • Tenente-Coronel Robson, Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar;
  • Roberto José, policial civil e especialista em segurança pública;
  • Dra. Magda Figueiredo, Delegada da Polícia Civil e Coordenadora da 6ª CORPIN;
  • Capitão Jovita, Coordenador da CICOM;
  • Humberto Matos, Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública e Delegado da Polícia Civil;
  • Dr. Sílvio Bute, Presidente da Comissão de Advocacia Criminal da OAB – Subseção Itabuna;
  • Sr. Arthur Abijaude, Vice-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI);
  • Delegado Evy Paternostro, diretor da DIRPIN SUL.

Ao abrir a sessão, o vereador Paulinho do Banco destacou que o tema da segurança pública é central para a vida de toda a população, ressaltando a importância da união entre poder público, instituições e sociedade civil para o fortalecimento das ações preventivas e de enfrentamento à violência.

“Os desafios vencidos e as perspectivas. É importante esse reconhecimento que é fundamental. Segurança é uma pauta que toca a vida de todos nós; é dever do poder público, em parceria com as forças de segurança e a sociedade civil, construir os caminhos que fortaleçam as ações e garantam tranquilidade. Essa é a condição de sociedade de paz que todos nós almejamos. Fico muito feliz e honrado de estarmos aqui juntos hoje”, afirmou.

A Sessão Especial também abriu espaço para avaliações técnicas, apresentação de dados atualizados, relatos do trabalho diário das corporações e propostas de fortalecimento da integração entre órgãos públicos.

A Câmara reforça que seguirá promovendo debates e ampliando o diálogo sobre temas estratégicos para Itabuna, contribuindo para ações que ajudem a melhorar a segurança e o bem-estar da população.