A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, nesta terça-feira (26), mais uma etapa do programa de preparação para a aposentadoria, intitulado Trilhando o Futuro. A iniciativa da Superintendência de Recursos Humanos, através da Escola do Legislativo, da Diretoria de Promoção à Saúde e do Departamento de Administração de Pessoal, tem como objetivo preparar os servidores efetivos para a transição da vida profissional para o momento pós-carreira.

No turno matutino, foi realizada uma palestra com o tema “Aposentadoria e Resiliência Financeira”, proferida pelo economista, contador e coordenador de Orçamento da ALBA, Gabriel Duran. Os participantes puderam conhecer a importância de fazer uma reserva de emergência, organizar o orçamento doméstico e planejar investimento em renda passiva para o período da aposentadoria. “Sabemos que o regime previdenciário sofre com constantes alterações, e são mudanças que nem sempre são positivas para o servidor. Por isso, a gente precisa estar preparado financeiramente”, exemplificou Duran.

Pela tarde, foi realizada uma roda de conversa com a participação de profissionais de saúde como cardiologista, urologista, médico do trabalho, dentista, enfermeira e nutricionista, que tiraram dúvidas e orientaram os servidores sobre como ter uma vida saudável e rotina ativa após o encerramento da atividade profissional.

Conforme destacado por Luís Guilherme Bittencourt, gerente do Departamento de Assistência Médica e Odontológica e integrante da comissão organizadora do programa, a equipe multidisciplinar, formada por especialistas, visa atender os funcionários em vários aspectos na busca da qualidade de vida. “Estamos trabalhando para que o servidor possa se programar para manter-se ativo e saudável após a aposentadoria. Muitos servidores se aposentam e não sabem o que fazer, o que esperar, pois essa é uma decisão difícil de tomar. Queremos oferecer todos os alicerces possíveis a eles para este momento”, afirmou.

O médico cardiologista Ênio Tanajura foi um dos profissionais que compuseram a equipe multidisciplinar da roda de conversa. Ele ressaltou para os participantes a importância de se atentar para os pontos fundamentais para a qualidade de vida durante a aposentadoria: bem-estar físico, mental, psicológico e emocional. “Dentro desta temática, precisamos ter foco nos cinco pontos que a Organização Mundial de Saúde [OMS] orienta para pessoas que estão se aposentando terem qualidade de vida. São a adoção de hábitos saudáveis, prática de esporte e lazer, alimentação saudável, rotina social e como as pessoas vão lidar com o afastamento do trabalho”, explicou.

A servidora Marita Beninca, do Departamento de Taquigrafia da ALBA, participou dos dois eventos realizados ao longo do dia. Ela elogiou a iniciativa da Casa em proporcionar esse momento de conhecimento e preparação para os funcionários que estão próximos ou aptos para a aposentadoria, mas frisou que o conteúdo poderia ser ampliado para um público maior, dada a relevância das informações apresentadas pelos convidados. “Foram dicas ótimas até aqui, mas o programa poderia ser estendido para mais pessoas, desde as que estão para se aposentar até os novatos que estão começando agora. São dicas muito valiosas”, sugeriu a servidora.

A roda de conversa teve a participação dos seguintes especialistas: Ênio Tanajura, médico cardiologista; George Deprá, médico urologista; Diana Vincis, médica do trabalho; Rebeca Rangel, dentista; Márcia Guimarães, enfermeira; e Bruna Rocha, nutricionista.

PROGRAMAÇÃO

Para esta quarta-feira (27), o Programa de Preparação para a Aposentadoria reservou duas rodas de conversa como forma de divulgar e prevenir o público-alvo para esta fase importante da vida de homens e mulheres que passam dos 60 anos. Durante toda a manhã, a psicóloga Ana Emília Terceiro vai movimentar o grupo com o tema “Reinventando-se na Aposentadoria: Transição e Novos Projetos”. Pela tarde, o bate-papo será conduzido pela psiquiatra Cira Bezerra e pela psicóloga Patrícia Costa, que vão discutir sobre “Ciclo Novo, Mente Fortalecida: Aposentadoria e Saúde Mental com Foco”.

A programação se encerra na quinta-feira (28) com a realização de duas palestras no plenarinho, direcionadas exclusivamente para os servidores efetivos da Casa Legislativa. O planejador financeiro Raphael Carneiro, de 9h às 12h, vai abordar questões que envolvem “Finanças Pessoais e Planejamento para o Futuro”. Pela tarde, das 14h às 17h, quem comanda a palestra “Previdência Complementar” é o gerente de relacionamento da PrevNordeste, Arnaldo Ferreira Filho.

Durante todos estes dias, sempre à tarde, os servidores aposentáveis poderão se dirigir ao balcão da SRH, caso queiram fazer agendamento para cálculo previdenciário. Outro balcão de atendimento, especificamente para os servidores efetivos que desejem agendamento para serviço de psicologia, foi instalado no Departamento de Serviço Social da ALBA. O PPA - Trilhando o Futuro foi lançado na terça-feira da semana passada, dia 19, oportunidade na qual foi divulgada a nova cartilha que apresenta as regras de aposentadoria para homens e mulheres, as orientações para cálculo dos proventos, normas do pedágio e regras de transição para quem ingressou antes de 1º de fevereiro de 2020, data da Reforma da Previdência Social.