Um grupo de dez operadores e agentes de viagens portugueses participou, na sexta-feira (19), de um passeio de lancha pela Baía de Todos-os-Santos, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A embarcação partiu da Bahia Marina, em Salvador, e passou pelas ilhas de Maré e dos Frades, com parada para degustar comida baiana e tomar banho de mar, em Loreto, na praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. No retorno, mais mergulhos nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM) e contemplação do pôr do sol no Porto da Barra.

“É uma experiência única navegar nestas águas e mergulhar nelas. O banho é maravilhoso e a comida da região também é muito gostosa. Depois que a gente conhece fica mais fácil atrair os clientes”, elogiou a operadora Paula Bessa.

“Estive na Bahia há 20 anos e hoje eu vejo que tudo está muito melhor, com mais segurança e guias profissionais, que nos dão muitas informações. As ilhas são maravilhosas e com uma infraestrutura que me surpreendeu. É um passeio lindíssimo, que nos permite uma perspectiva diferente da própria Salvador, com a visão da Cidade Baixa e da Cidade Alta”, relatou o agente Pedro Campos. 

No dia anterior, os portugueses visitaram a sede da Setur-BA, onde o secretário Maurício Bacelar fez uma apresentação sobre o panorama do turismo baiano, com dados de desempenho, conectividade aérea e características das 13 zonas turísticas do estado. 

“A Bahia é de fato um sonho, um destino como os portugueses gostam e que nós vendemos bem. Esta apresentação do secretário nos mostrou toda a riqueza do estado, com os atrativos que podem ser visitados. Fiquei com muita vontade de conhecer a Chapada Diamantina”, relatou a agente Rute Cardoso. 

“O Governo do Estado incentiva a vinda de profissionais internacionais que vendem destinos turísticos, para que eles tenham mais ferramentas na hora comercializar pacotes de viagens para a Bahia. No caso dos portugueses, temos uma ligação histórica com eles, o que facilita essa troca de experiências”, ressaltou o secretário Bacelar. 

O grupo foi trazido à Bahia pela agência Viajar Tours, em parceria com a companhia aérea TAP, empresas portuguesas, para um famtour (viagem de familiarização) com passeios pelas zonas turísticas Costa dos Coqueiros (Guarajuba e Praia do Forte) e Baía de Todos-os-Santos (Salvador e ilhas), conhecendo belezas naturais e a infraestrutura hoteleira.

“A Bahia é um destino de lazer por excelência. Nosso objetivo é não só trazer muita gente para cá, mas fazer de Salvador a porta de ligação do estado com Portugal e o restante da Europa. A rota é realmente um sucesso, com taxas de ocupação nos voos elevadíssimas, tanto que aumentamos as frequências para voos diários”, declarou o representante da TAP, Antônio Gabriel.