Existem pessoas que parecem entrar em nossas vidas predestinadas a nos afastar de caminhos tortuosos, difíceis ou em trevas.  

São seres que possuem luz própria e como pirilampos nos guiam pelas veredas tortuosas, trilhas estreitas e escuras, até que alcancemos o ponto no meio do círculo, apoiam-nos, conduzem-nos, ensina-nos subir os 7 degraus que levam a Salomão (força, trabalho, ciência e virtude, pureza, luz e verdade).

Em minha caminhada maçônica houve vários irmãos, “pedacinhos de carvão”, que sobre o mosaico de nossas Lojas, cruzando-o de Leste a Oeste e de Oeste a Leste, com suas pranchas de delinear, em riste, riscaram meu caminho e o desenharam com muito carinho e retidão, se agora os nomear estarei sendo injusto, mas ao ler meu texto, imediatamente, se reconhecerá; tenho certeza se enxergará nestas linhas e se regozijará com quaisquer de minhas vitorias havidas, pois que por eles foram traçadas. 

Aprendi, com um velho professor, maçom, meu pai, que diamantes nascem do carvão, mas o que de mais importante existe no carvão é a luz que dele emana ao se acender, que tal luz, a energia por ele radiada, tem um poder igual do da luz do sol; mas, a questão maior é: Por que chamo a muitos de meus irmãos de pedacinhos de carvão?......................................................................

Porque, assim como o carvão que guarda dentro de si, por bilhões de anos, o poder de liberar energia (Luz), tais irmãos, iluminados, ao meu redor, igual, seguem iluminando o meu caminhar.   

O texto se finda, tem endereço certo, agradece a quem desse agradecimento se entende merecedor, mas o mais importante é a mensagem que tento passar, se não me fiz entender, esclareço: 

Não interessa se é a luz solar ou a luz de um pedacinho de carvão, nem muito menos a luz que me emprestam alguns irmãos, o que interessa mesmo é que não há escuridão que persista quando se acende um ponto de luz. 

Por Ir.·. Leonardo Garcia Diniz.

Mes.·.  Maç.·.  das AA.·. R.·..L.·. S.·.  Vigilância e Resistencia e Amparo e União, Or.·.  de Ilhéus – Bahia.