No último dia 8 de abril (quinta-feira), os representantes das Lojas Maçônicas do Or.·. de Itabuna, no Sul da Bahia, fizeram uma visita às dependências do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães de Itabuna (HBLEM), a convite da sua diretoria, para conhecer as ações da nova gestão e a infraestrutura da unidade hospitalar.
A visita foi acompanhada por outras instituições como Rotary Club, Lions Clube, ACI, CDL, SINDICOM e FUNDESB.
Durante a visita foi possível perceber uma unidade limpa, com o pronto atendimento organizado, pacientes bem acomodados e acolhidos, funcionários motivados ao apresentar as suas funções e o local de trabalho, construindo uma imagem humana e eficiente dessa unidade hospitalar.
Importante salientar a preocupação da equipe com a melhoria da estrutura física sem se distanciar da imprescindível busca pela humanização no tratamento ao paciente.
Os representantes da Maçonaria Grapiúna – denominação dadas as seis Lojas Maçônicas do Or.·. de Itabuna –, ficaram surpresos com a infraestrutura da unidade, a exemplo da usina de oxigênio que trabalha ininterruptamente, garantindo segurança aos pacientes internados que dependem essencialmente desse insumo. As unidades de reabilitação e estabilização na área do Pronto Socorro, chamadas de unidade vermelha e amarela, salvando pacientes que chegam graves e que precisam e conseguem imediato atendimento.
Como hospital especializado em trauma, outra boa surpresa foi a qualidade do atendimento a pacientes de Covid-19 tanto na enfermaria como nas UTI’S, bem como a apresentação dos equipamentos de suporte ventilatório feita pelo coordenador de fisioterapia. Tudo isso proporcionando mais tranquilidade à população de Itabuna e a todos municípios pactuados atendidos pelo HBLEM.
É louvável a iniciativa dessa gestão em envolver a sociedade civil organizada, mostrando transparência nas ações e segurança para gerir essa unidade, que entendemos ser vital para nosso município e região. Tal transparência nos permitirá conhecer melhor, apoiar e ajudar no que for possível, mas principalmente nos possibilita o exercício cidadão de fiscalização e controle procurando o melhor caminho para o aprimoramento desse importante aparelho de saúde pública regional.
Por entender que essa unidade pertence ao nosso município e trabalha com recursos 100% SUS e perceber a resolutividade médica que possui, as Lojas Maçônicas de Itabuna se solidarizam e apoiam o fortalecimento desse patrimônio e irá promover o sentimento de pertencimento em toda sociedade.
Texto e fotos enviados pelo Ir.·. José de Carvalho Peixoto.
Mestre Maçom, Grau 33º.