Acampamento reúne 40 pessoas com Deficiência Visual

A Universidade Estadual de Santa Cruz realiza, no período de 16 a 19 de outubro, o “IV Camp Abilities Brasil: um acampamento para pessoas com deficiência visual”. Trata-se de um evento que tem como proposta oportunizar vivências esportivas para cegos e pessoas com baixa visão, ao passo que também contribui com a formação dos estudantes do curso de Educação Física da Uesc.

Serão 40 pessoas com deficiência sensorial (baixa visão e cegos) acompanhados por 40 monitores, todos discentes do curso de Educação Física da Universidade, que participam do projeto. Esta edição do Camp Abilities inclui participantes de Ilhéus, Itabuna e vários municípios de outras regiões da Bahia.

A programação começa no dia 16, com a recepção aos acampantes, que serão instalados nas salas do Parte Desportivo. No dia 17, pela manhã, acontece a abertura do Camp Abilities e, à tarde, atividades como yoga, dança, ginástica artística e taekwondo. À noite, depois do jantar, os participantes terão atividade artística cultural com dança de salão até às 21 horas.

O dia 18 (sexta-feira) está reservado para atividades aquáticas no mar e rio, como o Ciência é minha praia, stand up paddle, surf e, na Praia de Cururupe, na Zona Sul de Ilhéus. Os integrantes do acampamento revezam para que todos participem das quatro atividades. Depois do jantar, à noite, acontece, no acampamento, um bingo envolvendo as 40 pessoas com pessoas com deficiência visual.

No sábado, dia 19, prevê-se futebol de cegos e atletismo. Pela noite, depois da premiação e jantar, atividade artística/cultural com roda musical, tudo no Parque Desportivo da Uesc. E no domingo, pela manhã o retorno para suas casas.

O Camp Abilities Brasil/Uesc é similar ao que é realizado pela Universidade de Brockport, EUA, e que foi trazido para a Uesc pela professora Joslei Viana de Souza, do Departamento de Ciências da Saúde, que continua na coordenação do evento. A primeira edição ocorreu em 2015 e, desde então, tem sido um espaço de capacitação, tanto para os participantes, quanto para estudantes de Educação Física, que atuam como monitores e aprendem a trabalhar com esportes adaptados.

Para a professora Joslei, “o Camp Abilities tem uma importância significativa no cenário esportivo e inclusivo. Faz parte de um movimento internacional, que se dedica à promoção de esportes adaptados e à inclusão de pessoas com deficiência. A Uesc é a única universidade que está promovendo este evento no Brasil, oferecendo oportunidades para que pessoas com deficiência visual possam praticar atividades físicas adaptadas. Isso ajuda a combater o preconceito e a promover a igualdade, contribui para a inclusão e a superação de barreiras sociais”, conclui a coordenadora.