O município de Itabuna foi destaque nacional na área da Saúde esta semana por conta do reconhecimento do Projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está”, como uma experiência inovadora, exitosa e bem-sucedida em Atenção Primária à Saúde no Brasil.
O projeto, de autoria do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, concorreu com outros 472 trabalhos inscritos no Edital Colabora APS da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde.
Para a coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, esse reconhecimento reafirma o compromisso do município de Itabuna com a APS e com um SUS resolutivo e humanizado.
“Ser um dos 29 trabalhos selecionados dentre 472 boas experiências inscritas, tendo o reconhecimento da Fiocruz do Ministério da Saúde, só diz o quanto todo nosso esforço valeu à pena. Hoje nós somos só alegria, orgulho e gratidão”, disse.
“Agradecemos ao prefeito Augusto Castro, à secretária Lívia Mendes Aguiar e a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, aos parceiros e especialmente aos trabalhadores da APS, porque pela primeira vez Itabuna desponta como lugar de experiência inovadora, exitosa e bem-sucedida. Isso é o que nos faz seguir confiantes”, acrescentou.
De acordo com Dayse, a ação inicial foi enviar o projeto escrito para análise teórica. “Em seguida, passamos pelo processo de entrevista e agora saiu o resultado final. Foram apenas 29 projetos selecionados para compor a Rede Colabora APS e nós estamos entre esses trabalhos”, realçou.
A Rede Colabora APS é um dispositivo de cooperação técnica criado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
As experiências selecionadas vão integrar um ciclo de colaboração que inclui: intercâmbios entre experiências com visitas in loco, atividades formativas e espaços de aprendizagem entre pares.
Também possibilitará contato com experiências nacionais e internacionais, reconhecimento institucional formal do caráter inovador pela ENSP/Fiocruz e sistematização das experiências para fortalecer sua continuidade e visibilidade.