Meus IIr.·., essa Peça de Arquitetura vem contar em um pequeno resumo um pouco sobre a nossa Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna e a sua finalidade.
No dia vinte e um (21) de Outubro do ano de dois mil e oito (2008) os Maçons IIr.·. Antônio da Silva Costa, Ary Quadros Teixeira, Carlos Eduardo Lima Passos da Silva, Francisco Carlos Barros Boa Morte, Ivann Krebs Montenegro, Jorge Ribeiro Carrilho, José Carlos Oliveira, Luciano Lopes Pereira, Osvaldo Barbosa Chaves, Renato Burity Oliveira, Syneu da Silva Mendes e, Washington Farias de Cerqueira, todos Grau 33, se reuniram-se na Sede do Rotary Clube de Itabuna, para fundar a primeira Academia Maçônica das Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
No dia 7 de março do ano de dois mil e nove (2009), foi realizada na Sala Capitular da Ordem DeMolay, localizada nas dependências da A\R\L\S\ Areópago Itabunense a primeira reunião que foi Especial de Instalação e Posse. Todos os futuros Acadêmicos, familiares e convidados foram recebidos pelos sobrinhos da Ordem DeMolay e pelas sobrinhas da Ordem Internacional das Filhas de Jó os quais ficaram encarregados de acompanharem os Acadêmicos, familiares e convidados aos seus devidos lugares.
A Solenidade foi presidida pelo então Venerável Mestre da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense saudoso Ir\ Eraldo Bussolar que foi o Paraninfo da Reunião e a Cunhada Rejane Bussolar ajudando no cerimonial a qual, deu boas vindas a todos os presentes, e, em um rápido discurso o Ir.·. Eraldo Bussolar declarou Instalada à Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna – AMALCARG.
A finalidade de uma Academia Maçônica é: promover a cultura e o conhecimento relacionados à Maçonaria, além de incentivar as Letras, as Ciências e as Artes.
Entre as atividades de uma Academia Maçônica, estão: a-) Promover palestras, conferências, reuniões e simpósios literários; b-) Editar obras literárias maçônicas, monografias em jornais ou revistas; c-) Divulgar as atividades e programas da Academia d-) Realizar pesquisas, estudos, seminários, congressos e conferências maçônicas; e-) Congregar maçons dedicados a nossa Ordem no intuito de promover o conhecimento tanto Maçônico quanto Profano; f-) promover e estimular o cultivo e divulgação das Artes, das Ciências, das Letras e o estudo da Filosofia Maçónica através de Peças de Arquiteturas; g-) fomentar a produção literária, valorizar a cultura e em especial a do Sul da Bahia no âmbito Maçónico e difundir o cultivo das letras, obras e trabalhos culturais no seio da população maçónica e na sociedade; h-) executar e/ou cooperar em pesquisas, trabalhos culturais, eventos literários, debates, encontros e palestras; i-) divulgar, em jornais e revistas online as atividades da Academia e, j-) amparar e defender os Acadêmicos nos seus direitos.
A Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna – AMALCARG é uma Instituição de fins não econômicos, constituída ao abrigo da Constituição e Código Civil Brasileiro; as suas Diretorias tem duração e prazo determinado, (dois anos) e com reeleição por mais dois anos sendo: um Presidente; um Vice Presidente; um Secretário e um Tesoureiro e mais um Conselho Fiscal constituído de um Presidente e mais dois membros titulares e três membros suplentes, todos eleitos pela Assembleia da AMALCARG em data determinada pelo nosso Estatuto e Regimento Interno; tem um número limitado de 33 (trinta e três) Cadeiras Acadêmicas, todas elas levando o nome de um Ir\ (já falecido) e que foi Grau 33 o qual denominados de “PATRONO” e, preenchidas por IIr\ também do Grau 33, pertencentes aos quadros de Lojas Jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia e ao Grande Oriente do Brasil da nossas Região Grapiúna.
Em nenhuma hipótese será admitida qualquer discussão no seio da AMALCARG visando a questionar a existência do Grande Arquiteto do Universo.
À AMALCARG não se envolverá em questões político-partidárias, religiosas ou em eventuais divergências entre Corpos Maçônicos de diferentes tendências, mantendo sempre a imparcialidade em qualquer pendência dessa natureza.
Graças ao grande empenho do Acadêmico Ir\ Washington Farias de Cerqueira então Presidente nos períodos de 2020/2022 e 2022/2024 e com o grande incentivo do Ir·. José de Carvalho Peixoto e demais os membros da A.·.R.·.L.·.S.·. Acácia Grapiúna nº 95, Jurisdicionada a G.·.L.·.E.·.B.·. cederam através de um contrato de comodato as dependências de parte do 3º andar onde deu inicio ao acabamento geral da parte interna onde em breve funcionará a sede da nossa AMALCARG contendo “Sala de Reuniões, Secretaria, uma sala que poderá funcionar também como uma Biblioteca e Sanitários”.
Durante esses 16 anos à AMALCARG teve como Presidentes e sob o seu comando os Acadêmicos IIr\: Ivann Krebs Montenegro, dois mandatos; José Carlos Oliveira, dois mandatos; Antônio da Silva Costa, esse faleceu durante o seu primeiro mandato, assumindo como interino o seu Vice Presidente, Paulo Roberto Alves Dantas, o qual foi eleito por um mandato e, Washington Farias de Cerqueira, dois mandatos.
Atualmente a nossa AMALCARG este sendo dirigida pelos Acadêmicos: José de Carvalho Peixoto, Presidente; Renato Burity Oliveira, Vice Presidente; Ernande Costa Macedo, Secretário e, Helder Pereira Dantas, Tesoureiro, para o biênio 2024/2026, que compõem a Nona Diretoria.
Essa minha Peça de Arquitetura foi lida na Ordem do Dia na A.·.R.·.L.·.S.·. Obreiros da Regeneração do Or\ de Uruçuca, (G.·.L.·.E.·.B.·.) quando, nós Acadêmicos fomos recebidos para a nossa 1ª Reunião Itinerante no dia 19 de Novembro de 2.024, em presença de IIr.·. do quadro, IIr.·. convidados e nossas Cunhadas.
Ir.·. Ernande Costa Macedo.
Secretário da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna – Amalcarg