Os alunos do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, do bairro de Águas Claras, em Salvador, participaram, na tarde desta quarta-feira (6), do programa “A Escola e o Legislativo”, que tem a finalidade de promover a aproximação do Parlamento baiano com diversos setores da sociedade, em especial a comunidade estudantil. Eles foram recebidos na rampa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães pela coordenadora do programa, Cinthya Rabelo, que fez um breve resumo sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a visita à instituição política.

Depois dessa abertura, com explicações a respeito do Painel de Carybé, os estudantes se deslocaram para o Plenarinho Deputado Coriolano Sales, onde ouviram uma palestra da outra coordenadora do programa, Laura Ramos. A servidora pública falou sobre o “Funcionamento do Poder Legislativo”, com 63 deputados que trabalham na elaboração de projetos de lei e se reúnem, de segunda a sexta, em comissões permanentes ou temporárias, audiências públicas, sessões ordinárias e especiais.

Em seguida, a professora de Língua Portuguesa, Marilanja Pereira, discorreu sobre a “Estrutura Organizacional da Casa do Povo”, que tem inúmeros departamentos e gabinetes distribuídos no Anexo Barbosa Romeu, no Edifício Senador Jutahy Magalhães e no prédio principal, o mais antigo, construído na década de 70. Posteriormente, em fila organizada, os 50 alunos do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia foram direcionados para a biblioteca, espaço onde se encontram mais de 11 mil publicações que contam a história política da Bahia e também todos os livros do Programa ALBA Cultural. A instrutora e servidora pública Rosângela Lopes respondeu a todas as perguntas dos estudantes sobre esse vasto acervo cultural guardado na Biblioteca Aloysio da Franca Rocha.

Iniciado em 1998, o programa “A Escola e o Legislativo” chega a 2023, quando completa 25 anos de existência, contabilizando mais de 60 mil visitantes, alunos de colégios municipais, escolas estaduais, faculdades universitárias e pessoas de associações que movimentaram esse intercâmbio de informações sobre o Parlamento baiano. Somente no segundo semestre deste ano, após o recesso parlamentar, foram 1.050 alunos em agosto e mais 250 em setembro até agora.

Na semana que vem, mais cinco novas escolas, com um total de 250 alunos, estão programadas para a visita pedagógica, que visa uma maior integração entre a Casa Legislativa e as instituições acadêmicas de ensino. Na tarde de terça-feira (12) a visita será da Escola Municipal Ana Lúcia Guimarães, de Lauro de Freitas. No dia seguinte, quarta-feira (13), participam do programa a Escola Municipal Almerinda Costa, do bairro do Uruguai, (manhã) e o Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, do município de Gavião (tarde). As atividades da semana serão encerradas na quinta-feira (14) com a visita de jovens que estudam no subúrbio da capital baiana. No turno matutino, Colégio Estadual Clériston Andrade, de Itacaranha, e pela tarde quem estará no Parlamento são os alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela, de Periperi.
(Ascom Alba)