Em junho de 1957, realizou-se a V Mesa Redonda da Maçonaria Simbólica do Brasil, em Belém do Pará. Neste evento a Grande Loja de Santa Catarina propôs que fosse instituído o dia do Maçom. Aprovada a proposição, foi escolhido pelos irmãos presentes a data de 20 de Agosto. Tal escolha, fora feita em alusão ao discurso proferido pelo irmão Gonçalves Ledo, exortando D. Pedro I à promulgação da independência do Brasil, na Decima Quarta Sessão da Assembleia Geral do GOB, realizada no 20º dia do 6º mês do ano de 5822 da Verdadeira Luz.

Segundo consta na obra, História da Independência, a conversão daquela data do calendário Hebraico para o Gregoriano, feita pelo Barão do Rio Branco, por engano, não levou em consideração, que o início do Ano Hebraico da (Verdadeira Luz) iniciava-se a 21 de março do calendário Gregoriano da (Era Vulgar) e, não em 1º de março, conforme procedido. Por isso, devido ao cálculo equivocado do Barão do Rio Branco, o discurso de Gonçalves Ledo, foi proferido em 20 de agosto de 1822 da Era Vulgar, e redundou na Independência, quando na realidade fora feita em 09 de setembro de 1822 Era Vulgar e, até hoje, alguns Irmãos desavisados persistem nessa equivocada afirmativa do irmão José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.

Em que pese o equívoco de Rio Brando, em homenagem aos dois irmãos acima mencionados, adotou-se o Dia 20 de Agosto como a data comemorativa ao dia do Maçom.

Desta forma, a instituição do Dia do Maçom ocorre tanto em nível estadual quanto municipal, com algumas leis estaduais e projetos de lei municipais que visam oficializar a data no calendário de eventos. Por exemplo, o Estado de São Paulo tem a Lei nº 3.889/1983 que institui o dia 20 de Agosto como Dia do Maçom. Também existem projetos de lei em outras cidades e estados com o mesmo objetivo. 

Existe ainda, um projeto de lei para instituir o Dia Nacional do Maçom no Brasil, mas ele ainda não foi aprovado. O projeto de lei, de número 7810/2010, propõe que o dia 20 de Agosto seja a data comemorativa. 

A maçonaria ainda comemora no dia 22 de fevereiro, o Dia Internacional do Maçom, uma data que transcende fronteiras e reafirma ideais de Fraternidade, Igualdade e Liberdade. Este dia foi instituído em homenagem ao nascimento de George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos e um dos maçons mais ilustres da história, cuja trajetória simboliza o serviço à humanidade e a retidão de caráter.

A Maçonaria, presente em diversos momentos marcantes da história mundial, sempre esteve ao lado da justiça, da educação e do desenvolvimento social. Hoje, ao olharmos para o mundo e seus desafios, cabe a nós, maçons, renovarmos nosso papel como construtores sociais, promovendo a paz, a tolerância e o bem comum.

Bibliografia:

https://www.gob.org.br/22-de-fevereiro-dia-internacional-do-macom/ em 12/082025.

MAIA, Luis Roberto A. SAMPAIO, Hildeberto de Castro Sampaio. MACHADO, Frederico Carlos. R.E.A.A. (Rito Escocês Antigo e Aceito) Graus Simbólicos – Ilhéus, BA, 2018.

Ir.·. Khalil Augusto Botelho Nogueira

Mes.·.Instal.·. e  membro da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG).