SALMO 133
Estamos em nossa casa, para aprender, portanto, vamos juntos buscar ditos ensinamentos.
Após pensar, escolhi um tema que em todas as nossas sessões de aprendiz é preliminarmente destacado, contudo, tenho certeza, que poucos já tiveram a preocupação de se aprimorarem sobre o assunto, ou sequer mesmo sabem o que seja é um Salmo.
SALMO 133 .
Os Salmos significavam LOUVOURES A DEUS.
Esse Salmo foi escrito por DAVI há aproximadamente mil anos antes de CRISTO,
DAVI era tido com um extraordinário compositor de SALMOS e igualmente interprete desses CÂNTICOS.
DAVI era filho de Jessé e foi o pai de Salomão terceiro rei de Israel.
Salomão o seu filho foi tido como a criatura mais sábia do mundo, logicamente depois de Jesus Cristo.
Relata a história que DEUS apareceu em sonho a Salomão e teria perguntado ao mesmo o que ele mais desejava o que ele mais queria.
E Salomão após pensar, respondeu que pedia que DEUS que lhe concedesse muita sabedoria.
E assim aconteceu DEUS lhe deu tanta sabedoria que ele foi respeitado por todos os reis do mundo, todos iam visitá-lo para conhecer da sua sabedoria e lhe levavam ricos presentes, chegou a se registrar que Salomão recebia por ano em presentes mais de 20 toneladas em ouro.
Além de tudo isso, Salomão possuía minas de ouro, grande frotas de navios e mais de 4.000 cavalos das melhores raças.
Salomão chegou a ter 700 mulheres e 300 concubinas, suas mulheres eram a maioria princesas de outros reinados.
Apesar das 700 mulheres e 300 concubinas, só se tem conhecimento de um único filho de Salomão que foi Roboão, que também foi Rei e começou a reinar com 41 anos de idade.
Como o Templo de Salomão, chamado também de Templo Sagrado faz partes dos três graus da Maçonaria, falemos um pouco sobre o mesmo.
Salomão levou sete anos para concluir o Templo Sagrado, tendo trabalhado na sua construção cerca de 183.300 trabalhadores, cujo término se deu 1.004 antes de Cristo.
O templo era praticamente todo revestido em ouro, até mesmo as dobradiças das portas eram em ouro.
Esse Templo foi destruído 586 antes de Cristo, pelos Babilônicos, que roubaram tudo que era de precioso.
Salomão começou a reinar com 15 anos e morreu com cerca de 80 anos.
Conta à história que Salomão devido a sua vida irregular, desgostou a DEUS, ao se casar com inúmeras mulheres, a maioria estrangeiras, as quais, muitas o induziram a adorar a ídolos e afastar o seu coração de SENHOR.
Contudo, vamos deixar os comentários em relação a Salomão, o que apenas fizemos a título de ilustração e vamos passar diretamente para o Salmo 33.
DAVI foi o segundo rei de Israel, uma nação recente, a qual ainda se encontrava bastante desestruturada, passando por inúmeras dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças.
Então, Davi inteligentemente entendeu que precisava manter um discurso de unidade e esperança, com vistas a contornar a difícil situação em que se encontrava a sua Nação.
Atentemos, portanto, para a profundidade desse SALMO 133:
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Vale lembrar que Arão foi irmão de Moisés, tendo exercido importante trabalho no plano de DEUS na libertação do povo do Egito, tendo sido assim, parceiro e ajudante de Moisés na comunicação com Faraó.
DEUS determinou a Moisés que ungisse Arão e seus filhos com o óleo precioso que somente poderia ser produzido com esta determinação de ungir os sacerdotes, sendo que o óleo seria derramado sobre a cabeça, descendo sobre a barba e suas vestes.
O azeite traduz a representação física do Espírito Santo sobre a vida do ser humano em seu caráter sagrado e é a esperança, a certeza que nos proporciona sermos revestidos por ELE Espírito Santo.
O Monte de Hermon com 2.800 metros de altitude tinha por principal característica manter-se o ano inteiro do meio para cima coberto de neve, liberando à noite um orvalho que regava a terra a seus pés que são os montes mais baixos da cadeia de Sião, o que proporcionava uma fertilidade contínua.
Exatamente por ser a região de Sião com mais escassez de chuvas, o orvalho que descia do Monte de Hermon era fundamental para a manutenção da fertilização do solo.
Devido a está sempre coberto de neve o Monte de Hermon é também chamado de “monte grisalho” o que rega toda a terra sob sua base, alimentando córregos e rios, inclusive o Rio Jordão, principal fonte de água daquela região.
O orvalho de Hermon traduz a união que é tão boa e suave, pois que, mesmo geograficamente distantes o Monte de Hermon dos Montes de Sião, o primeiro gera a umidade e orvalho, sendo, assim, um de grande preciosidade para o outro e essencial a vida.
Com vistas a fugir das multidões que o comprimiam nas cidades, Jesus subiu ao Monte de Hermon, o escolhendo para atrair a atenção dos Seus Discípulos para o que ele representa conforme descrito no Salmo Profético, pois que fala da unidade, harmonia e perfeita paz dos filhos de DEUS no Reino dos Céus.
Compreende-se que o Monte de Hermon é o mesmo Monte de Tabor, o qual JESUS escolheu como fonte de inteligência e sabedoria para alí ocorrer a sua transfiguração.
Significa, portanto, que o Salmo 133 nos convida a olhar para o óleo perfumado e para o orvalho da manhã, com vistas a entender que a vida só tem sentido se partilhada entre os irmãos vivendo juntos em harmonia e concórdia.
Mesmo que haja dor e sofrimento, a solidariedade e a mão estendida dos irmãos tornarão a vida mais bela e harmoniosa, expressando a ideia de que é agradável tanto aos olhos de DEUS como para o benefício de todos, sejam eles ligados pelo sangue ou pela fé.
Atenção: Trabalho apresentado em Loja em ¼ de hora da sessão de Aprendiz Maçom.
Ir.·. José Alberice de Oliveira Andrade
Mes.·. Maç.·., grau 33. Membro da Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Sim.·. Areópago Itabunense/Or.·. de Itabuna/BA e da Amalcarg - Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna.