No sábado, dia 2, a mobilização para o Dia D Nacional de Combate à Dengue contou com a participação de Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da Vigilância em Saúde, bem como os demais profissionais de saúde. Eles foram à Avenida do Cinqüentenário no centro de Itabuna para alertar a população quanto aos cuidados dentro de casa contra o mosquito Aedes aegypti.

A mobilização do Ministério da Saúde contou com a ajuda de estados, municípios, governo federal e toda a sociedade para realização de diversas ações para eliminar focos do mosquito, cuja maior infestação ocorre em reservatórios de água nos domicílios.

O Dia D para a mobilização contra a dengue em Itabuna foi coordenado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, que tem realizado mutirões e pulverização nos bairros, inclusive com bota-fora de móveis, utensílios domésticos e outros materiais inservíveis nos quintais das casas que podem servir como berçários para o Aedes aegypti.

Na próxima sexta-feira, dia 8, o mutirão com bota-fora vai acontecer no Sarinha Alcântara, com ações educativas, trabalho focal e perifocal. Objetos velhos serão recolhidos pelos agentes, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

“Precisamos nos estar unidos contra o mosquito. Por isso, pedimos que as pessoas
coloque na porta de suas casas móveis em desuso e outros objetos”, pontuou o supervisor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Santos. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, Itabuna atualmente registra 19 casos de dengue, três de chikungunya e nenhum caso de zika vírus.

Até hoje, os mutirões já ocorreram nos bairros Santa Inês, Santo Antônio, Conceição e Monte Cristo. Segundo Clodoaldo também é necessário o descarte correto de pneus usados. Somente na sexta-feira passada foram recolhidos 800 pneus em borracharias da cidade. “Pneus acumulam a água e podem ser criadouros do mosquito”, lembrou o supervisor.

O Supervisor de Endemias reforça a importância de os donos de borracharias fazerem o descarte no Ecoponto da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 567, ou ligar para o Disk Dengue que é o 3612-8324. No mesmo contato podem ser obtidas informações sobre ações contra o mosquito.