A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS), está desenvolvendo a campanha “Oxe, me Respeite!” durante o Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil. O objetivo é para a prevenção e o enfrentamento das violências de gênero, inclusive com o apoio de unidade móvel da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM).

A campanha envolve a distribuição de materiais informativos e educativos, a interação com o público para explicar as diversas formas de assédio e importunação sexual, além da divulgação do Disque Denúncia 180. Além disso, é oferecido um espaço seguro para denúncias e apoio psicossocial às mulheres, de acordo com o titular da SEMPS, José Carlos Trindade.

A diretora da Média Complexidade da SEMPS, Larissa Motinha, afirma que na campanha estão atuando profissionais da toda a rede de proteção, a exemplo do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (CONSEDAMI), Comissão da Mulher subseção da OAB, Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal e Ronda Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Também há a integração da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e das forças de segurança na campanha. Além disso, duas técnicas da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Daniela Melo e Ângela Dias, vieram de Salvador para a execução da campanha “Oxe, me Respeite!”, suporte considerado fundamental para a orientação e aconselhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A SPM segue firme em sua missão de promover o respeito às mulheres durante as festividades no mês de junho, na perspectiva de que as festas sejam marcadas pela alegria e segurança. A campanha ‘Oxe, me Respeite!’ é uma demonstração do empenho da SPM em assegurar um ambiente de respeito para todas as mulheres e conta com o apoio de diferentes órgãos do Estado, como a Setur e SSP, e dos municípios”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo.

ATENDIMENTOS

Em um balanço parcial, divulgado no início da tarde de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde relata que no 1º dia do Ita Pedro, na Arena Zé Cachoeira, o Posto 01 prestou 52 atendimentos, sendo duas suturas enquanto o Posto 02, um total de 15 atendimentos não tendo havido remoção para o Hospital de Base.