A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 27 de novembro, a vigésima oitava sessão ordinária de 2024 e na oportunidade contou com a presença de sete edis, sendo eles: Herbert Santana, Leonardo Alves, Francisco Henrique, Alam Rogério, Aroldo Melo, Clícia dos Santos Nascimento e Ednaldo José dos Santos (Lió).

Na oportunidade se fizeram presentes ainda na sessão, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, a intérprete de Libras da Câmara, Andrea Silva Souza, o secretário de Governo Thallis Leal, representando o Executivo Municipal, imprensa local e representantes da sociedade de Ibicaraí.

A sessão teve início com o presidente da Casa solicitando a contagem dos edis presentes e no momento seguinte o vereador Aroldo Melo fez a leitura de um versículo bíblico. Em seguida, o diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.

No momento seguinte o diretor legislativo da Casa fez a leitura do Expediente do Dia com a Indicação 17/2024, sobre o PPA. Moisés ainda leu parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM), aprovando as contas (sem ressalvas) da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, relativas ao ano de 2023. Na sequência o presidente da Casa dispensou o Pequeno Expediente e deu início o Grande Expediente, com o uso da Tribuna Popular por até 10 minutos.

Fizeram uso da Tribuna os vereadores Ednaldo José dos Santos (Lió), que agradeceu a todos pelo período que passou na Casa. Lió ainda ressaltou as conquistas da atual legislatura e desejou boa sorte aos companheiros e aos novos vereadores eleitos. O edil se comprometeu em assistir as sessões no próximo ano e disse que vai continuar lutando pelo povo da zona rural.

Alam Rogério foi o segundo a falar e ressaltou as ações positivas da Casa de Leis. Alam falou da possibilidade de construção de uma barragem em Ibicaraí e pregou a união dos poderes Executivo e Legislativo para que a prefeita faça uma grande gestão. Por fim, Alam falou do Hospital e que o seu próximo mandato será de muita luta para tentar reativar o centro cirúrgico do HAMM.

Herbinho, iniciou suas falas agradecendo a todos. O presidente elogiou o antigo Colégio CELEM (agora CETIPEM) que ganhou um prémio de Gestão de Aprendizagem da Bahia. “Os alunos Alexandre Carvalho, Kaio dos Santos e Melquisede Andrade que sob a orientação do professor Jonas Evangelista foram selecionados com um projeto de robótica (um cinto sensorial para pessoas cegas) na Mostra Nacional de Robótica em Goiânia. Dou essa notícia com orgulho, pois Ibicaraí, através do CETIPEM e desses alunos se destacaram no cenário nacional”. Herbinho falou com alegria e honra da aprovação sem ressalvas das contas de 2023 do Legislativo Municipal. O presidente disse que os passos dados nos dois últimos anos foram firmes. A união dos edis é muito importante. O objetivo é um só, fazer uma Ibicaraí melhor. Hoje nossa cidade está muito melhor que a Ibicaraí que encontramos em 2021”, disse o presidente.

Em seguida foi aberta a Ordem do Dia com a leitura do parecer do Projeto de Lei 25/2024, do Poder Executivo que foi aprovado por unanimidade. Na sequência o PL 25/2024 foi votado e aprovado em discussão única por unanimidade. O projeto agora passará por segunda discussão e aprovação na próxima sessão.

Por fim, o presidente da Casa agradeceu a presença de todos e não tendo mais nada para a Ordem do Dia encerrou a sessão e convidou a todos para a 29ª sessão ordinária que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 04 de dezembro de 2024, a partir das 18h30. (Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí)