Abóboda Celeste

O teto de cada Loja possui uma abóboda refletindo todo o firmamento; obviamente, essa abóboda é simbólica e nos induz a meditar que devemos "olhar para cima" nos momentos de angústia; não buscando soluções nas estrelas, mas erguer o olhar ao alto, onde está o mistério.

A ciência evolui e o homem "chegará lá", nesse universo do Cosmos, embora por mera "curiosidade", porque esse conhecimento anunciado de nada nos valerá para a praticidade da vida.

Cada um de nós tem a liberdade de visualizar a sua abóboda celeste maçônica; nesses momentos de meditação, devemos nos convencer de que no "mais além" há uma Inteligência; Deus ou o Grande Arquiteto do Universo, além de estar em nós, situa-se com toda certeza, nesse "além", onde o homem deseja encontra-lo.

Para alcançarmos o Grande Arquiteto do Universo não precisamos de naves espaciais, mas instruir nossa mente para que desenvolva pensamentos adequados.

O pensamento é mais veloz que qualquer nave espacial e alcança o infinito e o desconhecido com extrema facilidade.

Basta educar a mente - e essa educação se inicia com o hábito de meditação. A abóboda celeste nos conduz a essa meditação. Em Loja, não sejam raros os momentos de contemplação do alto. Está ao alcance de nossa visão.

*Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 20.*


            Enviado pelo Ir.·.  Renato Burity Oliveira, Mestre Maçom, grau 33, Membro Venerável eleito da ARLS Amparo e União nº 260 e da ARLS Vigilância e Resistência nº 70, Oriente de Ilhéus.