O empresário Alencar Pereira da Silva, 94 anos, o lendário Caboclo Alencar do ABC da Noite, tradicional ponto de vendas de batidas à base de frutas com vodka e cachaça das boas no Beco do Fuxico, no centro de Itabuna, foi uma das personalidades que desfilou em carro aberto no Desfile Cívico do Sete de Setembro. Neste ano, a festa prestou homenagens aos 115 anos de emancipação, ocorrido no dia 28 de julho, e a personagens atuais e históricos da cidade.

Acompanhado pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Robson Farias, o prefeito Augusto Castro (PSD) passou em revista as tropas n a Avenida Fernando Cordier, antes da solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Itabuna e execução do Hino Nacional, no palanque oficial.

Na sequência, teve início o desfile pelo Grupo I – Marchando – integrado pelo Tiro de Guerra 06/007, Colégio da Polícia Militar (CPM), 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CPIRV), Companhia Independente de Polícia de Guarda – Itabuna (CIPG), 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Esquadrão de Polícia Montada – Itabuna e Equoterapia.

No grupo Hipo Motorizado desfilaram viaturas e motocicletas do Esquadrão de Polícia Montada – Itabuna, 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CPIRV), 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) e Guarda Civil Municipal (GCMI).

Mas a apresentação das bandas e fanfarras animou o público, a exemplo da Fanfarra do Colégio de Educação em Tempo Integral Oscar Marinho Falcão (CETIOMF) como passou a ser denominado a unidade escolar da Rede Estadual de Ensino que neste ano completou 55 anos de atividades. Como destaque de sua apresentação a canção “Wind of Change” da Banda Scorpions, uma poderosa imagem que representa a transformação política e social que estava varrendo a Europa Oriental e a União Soviética, levando ao colapso do comunismo e à reunificação da Alemanha.

Para o secretário de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, as bandas e fanfarras das escolas municipais e estaduais presentes no Sete de Setembro agradaram em cheio às milhares de pessoas nos passeios da Avenida do Cinquentenário e da Praça Otávio Mangabeira pelo variado repertório com clássicos da música popular brasileira e pop internacional. Ele prestigiou o desfile ao lado da primeira-dama Andrea Castro, do vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, da Educação, Rosivaldo Pinheiro e demais secretários, convidados e oficiais da Polícia Militar da Bahia e do 4º Batalhão de Bombeiros Militares.

O tempo nublado, com alternância de sol e chuva fina, contribuiu para a temperatura amena ao longo do desfile dos grupos constituídos por escolas municipais como o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) – MCPM, Escola Municipal Flávio José Simões Costa – MCPM, Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC) – MCPM, Banda do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC).

Depois vieram, a Escola Municipal de Dança Professora Railda Prudente, Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, Escola Municipal João Rodrigues da Silva, Escola João Alves Araújo, Escolas de Campo: Escola Roça do Povo, Escola Municipal Marieta de Carvalho e Escola Municipal Zacarias Dantas. Escola Municipal Luiz Viana Filho e Escola Municipal Iolanda Pires – Sítio V da Fundação Marimbeta.

O Grupo III – Atendimento Educacional Especializado/ Instituições, desfilou em seguida integrado pelo Núcleo Cuidar, Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), Centro Psicopedagógico da Educação (CEPEI), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (ATEHD), Central de Intérprete de Libras de Itabuna (CILITA), Equipe Multiprofissionais.

Ainda, Lojas Maçônicas, Rotary Club de Itabuna, Rotary Club de Itabuna Sul, Lions Clube Itabuna Centro e Lions Clube Itabuna Sul, Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL), Legião da Boa Vontade – Centro Comunitário de Assistência Social (LBV), Desperta Débora, Igreja Assembleia de Deus Missão e Desbravadores e Aventureiros. O Grupo IV – Escolas Privadas – apenas a Escola Adventista.

O Grupo V contou com as Escolas Estaduais Colégio de Educação em Tempo Integral Oscar Marinho Falcão (CETIOMF), Colégio Estadual Valdelice Pinheiro e Escola de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer e fechando o Desfile de Sete de Setembro a Equipe de Gestores e Conselheiros Escolares da Rede Municipal de Ensino e a Coordenação da Secretaria Municipal da Educação.