O empenho da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás em manter tarifas de gás natural acessíveis vem trazendo resultados importantes para o segmento automotivo. Após uma redução significativa de 14% na tarifa média do gás natural em 2023, a Companhia reduziu pela segunda vez as tarifas do gás natural veicular (GNV) no ano de 2024, o que representa uma redução adicional de 5,72%. Em fevereiro, a redução foi de 2,21% referente ao valor do gás comercializado pela Bahiagás aos postos. A partir de 1º de maio, o reajuste da tabela tarifária de gás natural resultou em uma redução média de 3,51% na tarifa de gás natural para o segmento automotivo, o que representa hoje uma economia de quase 50% em relação ao rendimento do etanol e ao da gasolina.

A Bahiagás tem se destacado como uma referência no setor energético brasileiro, não apenas pela qualidade de seus serviços e condições tarifárias do gás natural nos segmentos industrial, residencial, comercial e automotivo, mas também por oferecer tarifas de GNV entre as mais competitivas do país. Segundo um recente estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Bahiagás é a concessionária com a tarifa de gás natural mais baixa no segmento automotivo, em comparação com outras distribuidoras de gás no Brasil. A calculadora de tarifas desenvolvida pela Firjan coloca a Bahiagás como referência na dinâmica de preços do gás natural entre as 19 distribuidoras estaduais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também aponta a Bahiagás como a concessionária com a tarifa de gás natural veicular entre as mais baixas, considerando os preços médios mensais do GNV (R$/m3) em todos os estados brasileiros, de agosto de 2023 a maio deste ano. É importante destacar que a Companhia não tem qualquer ingerência sobre a definição do preço do GNV que é praticado para os usuários finais, sendo este de total responsabilidade de cada posto de combustível.

Apesar de o preço do GNV ser uma variável externa, o compromisso da Bahiagás com a modicidade tarifária contribui para a competitividade e sustentabilidade do mercado de gás natural veicular em nível nacional. Com isso, o energético mantém uma expressiva vantagem econômica e ambiental, já que o gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis.

“A Bahiagás reconhece a importância do GNV como combustível estratégico para o desenvolvimento econômico e ambiental do estado. Com a política de interiorização praticada pela Companhia, os “corredores azuis” têm o objetivo de promover o acesso ao gás natural veicular nos postos de combustíveis, localizados em vias estratégicas da Bahia. Além de fortalecer a economia, a utilização do GNV gera um impacto positivo no meio ambiente, com a redução da emissão de gases poluentes”, destaca o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

A competitividade da tarifa do GNV, aliada aos benefícios ambientais que o combustível oferece, contribui para a popularização do seu uso em diversos nichos automotivos, como táxis, frotas de empresas e veículos particulares. “A Bahiagás se orgulha em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável, oferecendo um combustível que concilia eficiência econômica e responsabilidade ambiental”, reforçou Gavazza.

Chamadas Públicas – Em um esforço contínuo para garantir a diversificação de supridores e a competitividade do preço gás natural, no dia 07/05, a Bahiagás lançou a Chamada Pública 2024 para a aquisição do energético a partir de 01/01/2025. Esse processo proporciona uma oportunidade para novos supridores ingressarem no mercado, fortalecendo ainda mais a cadeia de abastecimento de gás natural no estado. O período para apresentação de propostas comerciais vai de 07/06 a 07/07 deste ano.

Com a Chamada Pública de 2021, a Bahiagás passou a contar, a partir de 2022, com nove diferentes supridores de gás natural, diversificando seu portfólio de suprimento. Essa ação contribuiu significativamente para mitigar os riscos associados à dependência de um único supridor e fortalecer ainda mais competitividade da tarifa de gás natural em todos os segmentos de atuação da Companhia, inclusive no automotivo. (Ascom da Bahiagás)