Com o apoio da Sudesb, o evento reúne cerca de 140 atletas, dentre baianas, ginastas olímpicas e medalhistas dos Jogos Pan-Americanos
Já podemos falar que Salvador é uma das principais casas da ginástica brasileira. Após dois anos sediando o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, ambos na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, o equipamento sedia, desta vez, o CBI - Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Adulto & Copa Brasil de Conjunto Juvenil 2024 entre quarta-feira, 25, e o domingo, 29.
Com 142 atletas de 16 estados do país, as principais expoente da modalidade estarão no solo, como as atletas olímpicas Bárbara Domingos e Geovanna Santos, além da campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2023 – Maria Eduarda Alexandre. Serão cinco dias de competição com entrada gratuita ao público e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil no youtube.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com o apoio da Federação Bahiana de Ginástica (FBG) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais um evento nacional em solos baianos, com ênfase na ginástica.
“A Bahia nos últimos anos tem sediado cada vez mais eventos nacionais, que podemos perceber como exemplo neste mês de setembro, com campeonatos brasileiros de ginástica, tiro com arco, futebol para surdos, taekwondo e baleado. Em relação à ginástica, a Arena de Esportes é pelo terceiro ano seguido o principal palco da modalidade. Além de marcar a Bahia no âmbito nacional esportivo, ficamos muito felizes em demonstrar como nossos equipamentos possuem capacidade para sediar estes eventos”, conclui Vicente.
Baianos.
A Bahia contará com doze atletas de quatro clubes nas disputas. Dentre elas, está Keila Santos, que possui passado de apoio dos programas da Sudesb e vai competir na categoria elite, como única baiana e uma das três ginastas mais novas da disputa, todas nascidas em 2008. Ao lado dela, estarão os grandes nomes da modalidade no país.
“Um dos grandes destaques baianos é a Keila, do Gorba, que compete desde a categoria pré-infantil, com participações relevantes em brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e no mundial juvenil. A presença dela, juntamente com outros talentos locais, reforça a importância deste evento para o desenvolvimento da ginástica rítmica na Bahia e serve como inspiração para as futuras gerações de atletas”, comenta Evelin Lobo, presidente da FBG.
Ela acrescenta que as expectativas estão em alta diante do apoio contundente da Sudesb, com projetos sociais, como a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), e competições, como os circuitos baianos de ginástica dos últimos anos e o Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Etapa Nordeste 2023, realizado em setembro do ano passado..
“É com grande entusiasmo que recebemos as principais atletas da ginástica rítmica nacional, trazendo talentos promissores de diversos estados. Este campeonato não apenas enaltece a habilidade e a dedicação das competidoras, mas também eleva nossas expectativas em relação a performances de altíssimo nível técnico. O apoio incondicional do Governo do Estado é essencial. Para a Bahia, sediar um campeonato de tamanha relevância, após as edições de Ginástica Artística, representa um marco significativo no fortalecimento e na promoção da ginástica em nosso estado”, finaliza.
Programação
Com os dois primeiros dias de treinamentos para as ginastas, a abertura oficial será às 19h desta quarta-feira, 25. Já as provas acontecem das 08 às 20h30 entre quinta-feira, 26, e o sábado, 28. No último dia – domingo, 29-, a programação inicia às 10h e a premiação será às 12h50