Na última segunda-feira, dia 26 de maio do ano corrente, a Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (A.·.M.·.A.·.L.·.C.·.A.·.R.·.G.·.), com sede na cidade de Itabuna, entidade que congrega maçons do Grau 33 de diversas Lojas e Potências do sul da Bahia, realizou a terceira reunião Itinerante do biênio 2024/2026.
A reunião aconteceu na Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Sim.·. Acácia do Sul nº 15 do Or.·. de Itajuípe – Bahia/R.·.E.·.A.·.A.·./G.·. L.·. E.·. B.·., tendo no primeiro malhete o seu Ven.·. Mes.·. Ir.·. Tiago Matos Reis, e contou com a presença de quinze acadêmicos, que foram capitaneados pelo acadêmico-presidente Ir.·. José de Carvalho Peixoto; a Ordem do Dia foi usada pelo Acadêmico Ir.·. Ademilson Soares para apresentar uma belíssima Peça de Arquitetura da sua lavra com o título "O caminho de um profano até se tornar um aprendiz maçom", a qual foi comentado pelo Ir.·. José de Carvalho Peixoto e, logo depois o acadêmico-secretário Ir.·. Ernande Costa Macedo, contou uma breve história da “Casa das Letras Maçônicas” do sul da Bahia, discorrendo da sua fundação e da sua finalidade.

Estavam presentes os IIr.·. Ademilson Soares, Delegado daquele distrito; Khalil Augusto Botelho Nogueira, Secretário adjunto de Cultura da GLEB, Helder Pereira Dantas, membro do Conselho de Mestres Instalados; Alessandro Góes Lima, membro da comissão das Paramaçônicas e, José Augusto Ferreira Filho, Grande Inspetor Litúrgico da 3ª Região da BA. que se apresentou dizendo estar à disposição dos IIr.·. para tudo que for referente aos Graus Filosóficos (4 ao 33).
Por último o acadêmico Ir.·. José de Carvalho Peixoto, agradeceu ao Ven.·. Mes.·. Ir.·. Tiago Matos Reis pela forma hospitaleira e gentil que recebeu os acadêmicos da A.·.M.·.A.·.L.·.C.·.A.·.R.·.G.·. e ao final foi servido um delicioso jantar acompanhado de pólvora amarela, sucos e refrigerantes.