A Assembleia Legislativa recebeu, esta semana, 300 estudantes oriundos de cinco instituições educacionais baianas, entre as quais a faculdade Unijorge, de Salvador. As demais unidades foram os colégios estaduais Nadir de Araújo Copque, de Camaçari; Rafael Oliveira, de Cajazeiras, e Cônego Emílio Lobo, da Liberdade, além do Instituto Profissional Eurides Santana, de Lauro de Freitas.

Os jovens foram recepcionados, nas ocasiões, pela coordenadora do programa, Cynthia Rabelo. Ela é responsável pela abertura da visita, durante a qual apresenta a estrutura da Casa e o roteiro. Em seguida, é a vez das palestras sobre as Funções do Legislativo, por Laura Apolônia e Ian Schwarz; A Estrutura da Casa, por Laura Ramos, Marilanja Pereira e Viviane Souza. Evandro de Carvalho, por sua vez, fala sobre o Mural de Carybé e o painel Galeota Povo, de Carlos Bastos, localizado no plenário. Também foram apresentados ao Memorial e à Biblioteca, por Pierre Malbouisson e Rosângela Lopes, respectivamente.

Integrante do grupo de alunos do Colégio Estadual Cônego Emílio Lobo, que visitou a ALBA na tarde de quinta-feira (3), Jairo de Jesus Júnior, 10 anos, estava maravilhado com as palestras. “Foi a melhor apresentação que eu já vi na vida, aprendi muita coisa, sobre os personagens do mural de Carybé, a plantação do cacau pelos povos indígenas, e sobre os três poderes”, lembrou. Para Miguel Dantas, também da turma, o programa de visita foi emocionante. “Achei muito legal, aprendi muito sobre a cultura da Bahia, sobre os três poderes, a função dos deputados na elaboração das leis. Gostaria de ser deputado, mas deve ser muito difícil”, afirmou.

Foi a primeira vez que um grupo de alunos do Emílio Lobo visitou a instituição. Segundo a coordenadora e vice-diretora da unidade escolar, Maria das Graças Barbosa, a experiência foi muito importante para todos, professores e alunos. “Os alunos ficaram encantados, perguntando e interagindo com os palestrantes. Foi muito bom, mas a gente quer conhecer melhor os ambientes daqui. A gente quer voltar no próximo ano, já que não tem mais vaga para este”, colocou.

“Esta semana foi muito produtiva, cada dia mais a gente vê a importância do contato com as comunidades, aproximando-as ao Parlamento. Os jovens saem felizes e com muita bagagem da estrutura da casa”, comemorou a coordenadora do Programa A Escola e o Legislativo, Cynthia Rabelo.