A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por meio da Escola do Legislativo, promoverá o primeiro concurso de redação para os estagiários de nível médio que atuam na Casa. Entre os dias 22 e 29 deste mês de julho acontece a etapa preparatória com aulas ministradas pela professora Alene Batista e pelo professor Wilson Fernando de Jesus.
A ação acontece no âmbito das comemorações da Semana do Estagiário, em função do Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto. De acordo com Laissa Lemos, coordenadora do Programa de Estágio da ALBA, a aplicação da prova de redação ocorrerá em 19 de agosto e o resultado sairá no dia 21. Os três primeiros colocados serão premiados.
“A ideia foi colocar os estagiários para pensarem sobre cidadania, já que estamos em uma Casa Legislativa. Junto a isso, esse trabalho com redação vai auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]”, contextualizou a gestora.
A professora Alene Batista explicou que acontecerão três encontros preparativos. No dia da prova, os estagiários poderão escolher entre cinco gêneros textuais para desenvolvimento da proposta. “Não será algo engessado. Neste momento de preparação, o espaço será para tirar dúvidas, oferecer uma mentoria e revisar alguns assuntos ligados à produção textual para que eles se sintam mais seguros e preparados em participar dessa empreitada. Essa é uma ação que vai somar na preparação dos estudantes para a redação do Enem”, destacou.
No dia da prova, frisou a docente, os participantes vão elaborar a redação em um ambiente sem acesso a recursos tecnológicos. “Serão eles e a folha de papel. Vão receber a proposta com o tema e escolherão o formato dentre os cinco gêneros textuais para desenvolver a redação. O objetivo é treinar redação e deixá-los confortáveis para desenvolver a criatividade”, detalhou.
A estudante Micaele Fraga, que está no terceiro ano do ensino médio, abraçou a ideia do desafio. “Eu vejo esse concurso como uma porta para o meu futuro, porque está agregando muito para que eu consiga me desenvolver nessa parte da escrita. Esse ano eu vou fazer a prova do Enem e não tenho uma rede de apoio fora da escola. Esse curso preparatório oferecido pela Escola do Legislativo da ALBA, mesmo que seja somente para uma gincana, está me ajudando muito, tanto para a função de estagiária quanto para minha vida
toda”, disse.
Também estudante do terceiro ano do ensino médio, o estagiário Saulo Barreto enfatizou a oportunidade de aprendizado no local de estágio. “Essa é uma oportunidade muito boa para nós, porque agrega conhecimento. Sabemos que a redação é um fator importante em provas como o Enem e até em concursos públicos, colocando a pessoa lá em cima ou lá embaixo”, frisou.