Cine Movimenta Centro exibe filmes com pacote de acessibilidade e sessões inclusivas para pessoas com deficiência em cinco cidades baianas
De 20 a 26 de setembro, celebram-se a Semana Internacional dos Surdos e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro, um projeto de exibição de filmes nacionais tem se destacado por seu investimento em acessibilidade. Trata-se do Cine Movimenta Centro, que oferece sessões quinzenais adaptadas com recursos como audiodescrição, LIBRAS e legendas CC, através do aplicativo MovieReading, garantindo uma experiência cinematográfica inclusiva para todos os espectadores.
O projeto conta ainda com uma equipe especializada em acessibilidade nas cinco cidades onde é realizado. Todos os membros passaram por um treinamento, conduzido por Sandra Rosa, Consultora de Acessibilidade, para garantir que estivessem preparados para lidar de forma eficaz com a diversidade no Cine Movimenta Centro, proporcionando um ambiente verdadeiramente inclusivo para o público. “O Cine Movimenta Centro, desde sua idealização, buscou compreender o que é e como poderia se organizar, para que suas ações fossem pautadas na acessibilidade”, conta a consultora.
“Hoje é mais do que dever cidadão, é respeito à humanidade e à diversidade humana, mas neste caso é realmente considerar as pessoas com deficiência. É estar atento e produzindo para a mudança de paradigma à qual toda a sociedade precisa assumir e realizar. O Cine Movimenta Centro buscou e está buscando se colocar nesta mudança de paradigma”, ressalta Sandra Rosa.
LIBRAS no Cinema
A Língua Brasileira de Sinais, reconhecida oficialmente em 2002 pela Lei nº 10.436, tem uma história que remonta a 1855, quando o professor francês Ernest Huet introduziu o método no Brasil. Apesar dos avanços legais, a implementação prática dos recursos de acessibilidade nos cinemas ainda enfrenta desafios significativos. Em 2020, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) determinou que todas as salas de cinemas do Brasil deveriam oferecer o pacote de acessibilidade, sobretudo LIBRAS e audiodescrição (recurso de acessibilidade para cegos). Em 2019, somente 8% das salas de cinema do país possuíam estes recursos.
No Cine Movimenta Centro, as sessões das 15h, realizadas quinzenalmente nos Centros de Cultura das cidades participantes, são adaptadas com LIBRAS para garantir maior inclusão para espectadores surdos. Thaís Rosário, intérprete de LIBRAS em Itabuna, ressalta a importância da acessibilidade no Cine Movimenta Centro. "O projeto permite o acesso a filmes brasileiros raramente exibidos nos cinemas, promovendo a cultura nacional e oferecendo novas oportunidades para a comunidade surda. Além de proporcionar acesso cultural e oportunidades para profissionais da área de LIBRAS, o projeto garante acessibilidade linguística completa, desde a recepção até a exibição dos filmes, beneficiando tanto os surdos quanto aqueles que dependem de legendas”, afirma.
Jaqueline França, intérprete de LIBRAS em Vitória da Conquista, enfatiza o impacto do Cine Movimenta Centro “O maior desafio é oferecer serviços acessíveis em eventos culturais, artísticos e musicais, que ainda são raros. Projetos como o Cine Movimenta Centro não promovem apenas a inclusão, mas também educam a sociedade sobre a importância da acessibilidade universal. A cultura surda é diversa, abrangendo surdos oralizados, deficientes auditivos e surdos sinalizantes, cada um com suas próprias necessidades de comunicação. O projeto, ao integrar LIBRAS e legendas, permite que o cinema se conecte com todos esses públicos, superando barreiras linguísticas e promovendo uma experiência enriquecedora para todos”, pontua.
Sobre o Cine Movimenta Centro
O Cine Movimenta Centro é um projeto dedicado a democratizar o acesso ao cinema brasileiro, promovendo a exibição de filmes de longa e curta metragens de forma simultânea nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro. Com sessões gratuitas, o projeto transformou os Centros de Cultura em salas de cinema digitalizadas e acessíveis, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Cine Movimenta Centro
Data: De julho de 2024 a março de 2025
Locais: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura de Porto Seguro e Colégio Modelo de Guanambi
Horário: Todas as terças-feiras às 19h; sessões adicionais às 15h a cada 15 dias
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site oficial e acompanhe as atualizações nas redes sociais do projeto.